Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2022

CANTIGA DONA ARANHA - Planejamento - algumas ideias

 

DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2022.

  • HORA DA LEITURA


EF02HI01

  • DINÂMICA: COMO EU SOU?


EF02GE04 / EF12LP18 / EF02LP15

  • CANTIGA: DONA ARANHA



EF02LP02

  • EXPLORAR A ESCRITA DE PALAVRAS CHAVES DA CANTIGA

  • NESSA ATIVIDADE IR QUESTIONANDO AS CRIANÇAS SOBRE COMO CADA UMA DAS PALAVRAS É ESCRITA / SOM DAS LETRAS. AS PALAVRAS SERÃO REGISTRADAS NO QUADRO.



EF02LP06

  • ALFABETO

    * SOLICITAR QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM EM SEU CADERNO A SEQUÊNCIA DAS LETRAS DO ALFABETO.

    * APÓS ESSA ATIVIDADE, VOLTAR PARA AS PALAVRAS QUE FORAM ESCRITAS NO QUADRO E, DE FORMA COLETIVA, COLOCAR AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA.

1 – COPIAR AS PALAVRAS NO CADERNO, UMA ABAIXO DA OUTRA.


EF02MA09

2 – IDENTIFICAR O NÚMERO DE LETRAS DE CADA PALAVRA, REGISTRANDO E ESCREVENDO O NÚMERO POR EXTENSO.

EXEMPLO: ARANHA – 6 – SEIS


3 – ORDEM CRESCENTE DO NÚMERO DE LETRAS EXPLORANDO OS SINAIS: <, >, =

EXEMPLO: SOL < SOBE < CHUVA = FORTE < ARANHA = PAREDE < CONTENTE = DERRUBOU = SURGINDO


EF02LP02 / EF12LP07 / EF12LP19

  • RETOMAR COM AS CRIANÇAS AS PALAVRAS TRABALHADAS NO DIA ANTERIOR, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA AS SÍLABAS QUE FORMAM CADA UMA DELAS. REALIZAR ESSE TRABALHO COLETIVAMENTE, UTILIZANDO TÉCNICAS PARA QUE PERCEBAM O TOTAL DE SÍLABAS DE CADA UMA E QUAIS LETRAS ESTÃO PRESENTES EM CADA UMA DELAS.

EF02LP08

1 – RECORTE AS SÍLABAS E FORME AS PALAVRAS:

PA

CON

DER

FOR

SO

NHA

CHU

SOL

A

RE

VA

BOU

BE

DE

TE

SUR

TE

GIN

RA

TEN

RU

DO




2 – ENCONTRE E PINTE NO TEXTO AS PALAVRAS QUE VOCÊ MONTOU NA ATIVIDADE 1.

3 – COMPLETE A CANTIGA COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:

DONA ARANHA


A DONA __________________


________________ PELA _________________


VEIO A ___________________ FORTE


E A ___________________________.



JÁ PASSOU A ________________


E O __________________ JÁ VEM _____________________________


E A DONA ___________________________


CONTINUA A ___________________


ELA É ______________________


E ___________________________


SOBE, _____________, SOBE


NUNCA ESTÁ ________________________


3 – CIRCULE, EM CADA LINHA, O DESENHO CUJO NOME POSSUI:

A) O MAIOR NÚMERO DE SÍLABAS.





B) O MENOR NÚMERO DE SÍLABAS.





  • SOLICITAR QUE ELES ESCREVAM O NOME DA IMAGEM, SEPARANDO AS SÍLABAS CORRETAMENTE.


4 – LEIA AS FRASES ABAIXO E CONTE O NÚMERO DE PALAVRAS QUE FORMAM CADA UMA DELAS:

A DONA ARANHA SUBIU PELA PAREDE.


DONA ARANHA É MUITO TEIMOSA.


MARIA TEM MUITO MEDO DE SER PICADA POR UMA ARANHA.


LUCAS TEM UMA ARANHA DE ESTIMAÇÃO EM CASA.


EXISTEM MUITAS ESPÉCIES DE ARANHA NA NATUREZA.


TENHO MEDO DE ARANHA.



A) PINTE EM CADA FRASE A PALAVRA QUE SE REPETE.

  • ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADE, QUESTIONAR ORALMENTE.


B) MARQUE COM UM TRAÇO COLORIDO O ESPAÇO ENTRE CADA UMA DAS PALAVRAS DAS FRASES.


  • PÁTIO – BRINCADEIRA CANTADA – A SERPENTE


EF02CI04 / EF15LP13

  • DOCUMENTÁRIO SOBRE AS ARANHAS

  • ANTES DE ASSISTIR O DOCUMENTÁRIO, CONVERSAR COM AS CRIANÇAS PARA DESCOBRIR QUAIS EXPERIÊNCIAS JÁ TIVERAM COM O ARACNÍDEO.


  • APÓS, REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS APRENDIZAGENS TRAZIDAS PELO VÍDEO, ANOTANDO-AS NA FICHA ABAIXO.


1 – FICHA DO BICHO

FICHA DO BICHO


QUAL É O BICHO? ________________________


TAMANHO: _______________________________


CARACTERÍSTICAS: _______________________


______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


ALIMENTAÇÃO: _________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


HÁBITOS: ______________________________________________________________


ONDE VIVEM: ___________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________




EF02ER02 / EF15LP09


  • RETOMANDO O VÍDEO ASSISTIDO E CHAMANDO A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE A TEIA FEITA PELA ARANHA E AOS OBJETIVOS DA MESMA, CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE A TEIA QUE NÓS, ENQUANTO TURMA, ENQUANTO GRUPO, IREMOS FORMAR.

O QUE NÓS, ENQUANTO GRUPO, VAMOS COMPARTILHAR NESSE ANO?

  • ESTIMULAR AS CRIANÇAS A FALAREM SOBRE SUAS EXPECTATIVAS PARA ESSE ANO DE 2022, PARA O 2º ANO: O QUE ELES CONSIDERAM IMPORTANTE QUE EXISTA ESSE ANO? O QUE ESPERAM APRENDER? COMO DEVE SER O AMBIENTE PARA QUE TODAS ESSAS EXPECTATIVAS POSSAM DE FATO ACONTECER. REGISTRAR TUDO NO QUADRO, FORMANDO UMA TEIA, ATRAVÉS DE PALAVRAS.

  • APÓS ESSA FALA INICIAL, APÓS OUVIR CADA UM, DISTRIBUIR UMA FICHA COLORIDA PARA CADA CRIANÇA PARA QUE ESCREVA NELA A SUA PALAVRA USANDO LÁPIS COLORIDO. CADA UM IRÁ IDENTIFICAR SUA PALAVRA.

  • COM ESSAS FICHAS, ORGANIZAR UM CARTAZ QUE SERÁ COLOCADO NA PORTA DE NOSSA SALA.

AQUI IREMOS COMPARTILHAR…


EF02MA01

2 – COMPLETE O QUADRO NUMÉRICO ABAIXO:


0










10










20










30










40










50











  • CHAMAR A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS PARA A TABELA:

    A) LINHA E COLUNA

    B) OS ALGARISMOS / UNIDADES – QUAL A COR QUE USAMOS PARA REPRESENTAR A DEZENA NOS PALITOS? E COM O MATERIAL DOURADO? QUAL O MENOR NÚMERO FORMADO POR UM ALGARISMO? E O MAIOR?

    C) QUAL A POSIÇÃO DO ZERO NA SEGUNDA LINHA? QUE CASA ELE OCUPA? E O ALGARISMO QUE ESTÁ NA FRENTE DO ZERO, QUE CASA ELE OCUPA? - DEZENA E UNIDADE – QUE COR USAMOS PARA REPRESENTAR A DEZENA? QUAL A PEÇA DO MATERIAL DOURADO QUE REPRESENTA A DEZENA? NÚMEROS FORMADOS POR DOIS ALGARISMOS – QUAL O MENOR NÚMERO FORMADO POR DOIS ALGARISMOS NA TABELA? E O MAIOR NÚMERO?

    D) QUAIS NÚMEROS NA TABELA SÃO FORMADOS POR DOIS ALGARISMOS IGUAIS?

3 – PINTE NA TABELA DE:

A) AMARELO – OS NÚMEROS FORMADOS POR APENAS UM ALGARISMO.

B) VERMELHO – OS NÚMEROS QUE REPRESENTAM AS DEZENAS EXATAS.

C) VERDE – OS NÚMEROS FORMADOS POR DOIS ALGARISMOS IGUAIS.


  • VOLTANDO PARA A TABELA NUMÉRICA, CHAMAR A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS PARA AS MUDANÇAS QUE OCORREM COM OS ALGARISMOS QUE FORMAM CADA NUMERAL NA LINHA E NA COLUNA. POR QUE ESSA MUDANÇA ACONTECE?





Nenhum comentário:

Postar um comentário