LÍNGUA
PORTUGUESA
Nome completo:
__________________________________________________________
Gênero textual: CONTO
Bruna e a galinha d’Angola
Bruna
era uma menina que se sentia muito sozinha. Quando estava muito triste ia para
casa de sua avó Nanã, que chegara de um país muito distante, e pedia-lhe para
contar-lhe histórias de sua terra natal. Uma que ela gostava muito era do pano
da galinha que sua avó trouxera da África. Ela sempre começava assim:
“Conta
a lenda de minha aldeia africana que Òsún era uma menina que se sentia só. Para
lhe fazer companhia resolveu criar o que ela chamava de “o seu povo”. Foi assim
que surgiu Conquém, a galinha d’Angola deste pano.”
Certa
noite, Bruna sonhou com a Conquém descendo por uma corrente de ouro. Ela era
muito engraçada, porque trazia uma bolsa pendurada e, com suas patinhas,
espalhava terra, que caia do céu, na Terra. Bruna ficou tão contente com o
sonho que pediu a seu tio, que era um bom oleiro, que a ensinasse a trabalhar
com barro. Foi assim que Bruna modelou a galinha d’Angola Conquém. E passou a
brincar com ela. Assim não se sentia tão sozinha.
No
dia de seu aniversário, Bruna, como de costume, foi à casa de sua avó. Grande
surpresa a esperava no quintal: era uma bela galinha d’Angola que andava e
gritava:
--
Conquém! Conquém!
Era
igualzinha à Conquém de seu sonho, toda pretinha e cheia de pintinhas brancas.
Bruna correu para sua avó e esta lhe disse:
--
Bruna, esta é sua nova amiga, igualzinha à da história de Òsún. Mandei vir para
você. Agora você não precisa mais perguntar “Com quem eu vou brincar?” Você
acaba de ganhar uma Conquém de verdade.
Bruna
vivia muito feliz com sua galinha d’Angola, que a seguia por toda a aldeia.
Enquanto ela fazia suas galinhas de barro, Conquém ciscava por perto.
Para
sua grande surpresa, as outras meninas da aldeia, que não brincavam com Bruna,
foram se aproximando e pedindo à ela que as deixasse também brincar com a
Conquém. Foi assim que Bruna arranjou muitas amigas. Não só brincavam com ela e
a Conquém, como, juntas, aprendiam a fazer vasilhas de barro e muitas galinhas
iguais à Conquém. Quando as meninas ficavam cansadas, Bruna dançava com elas,
imitando a galinha d’Angola e cantava uma canção que ouvia sua avó cantar
quando contava a história de Òsún.
Certo
dia a Conquém ciscou muito num terreno próximo à aldeia. As meninas que estavam
com ela perceberam que ela puxava, com seu bico, alguma coisa e viram que era
um botão muito bonito. Mais na frente ela ciscou e achou um carretel, que as
meninas ajudaram a desenterrar, logo depois, achou um anel. Mas a maior surpresa
foi quando perceberam que a Conquém batia com o bico numa tampa de metal.
Bruna
e suas amigas resolveram ajudar a galinha e descobriram um baú, igualzinho ao
do quarto de sua avó. Com grande esforço, elas o desenterraram e resolveram
levá-lo para a casa dela. Quando vovó Nanã viu, gritou cheia de alegria:
-- Meu Deus! Vocês acharam o meu baú,
que os carregadores perderam quando me mudei para esta aldeia.
As
meninas, surpresas, viram a avó de Bruna abrir o baú e retirar dele um grande
pano, parecido com o da história de Òsún, só que este, além da Conquém, tinha
um pombo e um lagarto. Bruna esperou que sua avó se acalmasse e perguntou-lhe:
--
Vó, por que a Conquém está junto com o pombo e o lagarto neste pano?
--
Bruna, minha querida, conta a lenda da minha aldeia africana que estes foram os
animais que vieram ajudar a Conquém na criação do mundo e de meu povo. Conquém
espalhou a terra quando desceu para ver se a terra estava firme e o pombo foi
avisar aos outros animais que já podiam descer para habitar naquele lugar. Esta
é a história da criação do mundo que minha avó já me contava enquanto eu
pintava panos como este.
Bruna
e suas amigas, depois da descoberta do baú, ficaram muito conhecidas, porque
todos se juntavam na casa da avó de Bruna para verem e ouvirem a história do
pano que as meninas encontraram. Sua avó, muito contente, resolveu ensinar as
meninas a pintarem tecidos, como os que ela fazia na África.
Isto
fez com que a aldeia de Bruna ficasse conhecida. Foi assim que todas as pessoas
da aldeia de Bruna decidiram torna-la mais bonita e pintaram suas casas com as
cores dos panos da galinha d’Angola.
Um
dia a Conquém sumiu e todas as meninas saíram a sua procura. Encontraram-na bem
escondidinha no mato. As meninas foram atrás dela e viram um ninho onde ela
chocava seus ovos. Tempos depois, cada menina da aldeia tinha sua galinha
d’Angola.E até hoje, o povo daquela aldeia conta a história de Bruna e da galinha
d’Angola para aqueles que compram os belos tecidos pintados pelas meninas.
Gercilga de Almeida
VAMOS ENTENDER A HISTÓRIA? (Lembre-se de fazer uso
da resposta completa em cada questão)
1 – Quem é o principal personagem da história?
2 – A avó de Bruna
veio: ( ) do Brasil ( ) da África ( ) de Portugal
3 – Quem era Òsún?
4 – Bruna modelou a
galinha d’angola com barro. Que nome deu a ela?
5 – Quem lhe ensinou
a trabalhar com o barro?
6 – O que Bruna
ganhou no seu aniversário?
7 – Quais são as
pessoas que fazem parte da família de Bruna que aparecem na história?
EXPLORANDO A ESTRUTURA DO TEXTO
8 – A história começa com a frase: “Bruna, era uma menina que se sentia muito sozinha”. Por que ela se sentia sozinha?
9 – Releia a história
e pinte de:
|
As falas de Bruna. |
|
As falas de Nanã |
10 – Os trechos da
história que você não marcou pertencem ao narrador. Narrador é aquele que:
( ) Escreve a história (
) Conta a história
11 – Marque todas as
frases que representam, na história, as falas do narrador.
( ) Quando estava muito triste ia para a casa
de sua avó Nanã.
( ) Bruna, esta é sua nova amiga [...]
( ) No dia de seu aniversário [...]
( ) Para sua grande surpresa, as outras
meninas [...]
AS PALAVRAS NO TEXTO
Conhecer o
significado das palavras dentro do texto é importante para que possamos
compreender o texto. Então, pesquise o significado das palavras abaixo. Procure
usar o dicionário para essa
atividade.
Oleiro |
Lenda |
Ciscar |
Aldeia |
12 - Agora, pesquise no texto e copie a lenda da criação do
mundo segundo a tradição da aldeia de Nanã.
13 – Pontue
corretamente as frases utilizando: ponto final ( . ), ponto de interrogação ( ?
), ponto de exclamação ( ! ) ou vírgula ( , ).
a.
Me sinto tão sozinha ____
b.
Com quem eu vou brincar ____
c.
Bruna ___ onde está a sua galinha d’Angola ___
d.
A professora leu a história “Bruna e a galinha d’Angola” para
seus alunos ___
e.
Conquém ___ onde você está ___
14 – Acentue
corretamente as palavras:
Avo – Africa – pano – ceu – bau – lampada – pais – aniversario
– voce
· Quais sinais de acentuação você utilizou?
15 – Escolha um
adjetivo do quadro abaixo e complete as frases:
ADJETIVO: são palavras que caracterizam um substantivo,
conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. |
BRANCAS BONITA BELO ENGRAÇADA FELIZ
TRISTE
Bruna, às
vezes, ficava muito _________________________
As pessoas da
aldeia de Bruna resolveram deixa-la mais ____________________________.
Bruna estava
muito __________________________ com sua galinha d’Angola.
As meninas
encontraram o ninho com um _______________ ovo.
A galinha tem
pintinhas ________________________________ .
Conquém era
muito _________________________ .
ORTOGRAFIA
16 – É com s / ss?
Complete as palavras, separe-as em sílabas e classifique-as em: monossílaba,
dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
Palavra |
Separação silábica |
Classificação |
Bol___sa |
|
|
Em___ina___e |
|
|
Pa____ou |
|
|
Surpre___a |
|
|
Va___ilhas |
|
|
Can___adas |
|
|
Deixa___e |
|
|
De___enterrar |
|
|
AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS
Você conhece a
galinha d’angola? Leia com atenção o texto informativo a seguir e descubra
algumas curiosidades sobre ela.
A galinha d’Angola Características Galinhas d’angolas, ou numida melagris galeata, constituem uma
espécie avícola cujas características são bastante próximas às dos faisões.
Essa ave é originária da África, vivem nas matas de acácias, desertos e
savanas africanas. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o
período de colonização. Mesmo depois de tanto tempo sendo considerada um
animal domesticado, a galinha
d’angola ainda apresenta traços dos seus hábitos selvagens.
Elas voam sempre que se sentem ameaçadas e escondem seus ninhos em locais de
difícil acesso quando são criadas soltas na propriedade. Alimentam-se
de grãos, frutas, sementes, insetos e pequenos répteis. São presas constantes
de leões, leopardos, chacais, raposas e aves de rapina. |
8 – De que lugar essa ave é originária?
9 – Em que locais esse animal vive?
10 – Como ela chegou ao Brasil?
11 – O segundo
parágrafo do texto apresenta o tipo de alimentação da galinha d’angola e a que
animais estas galinhas servem de alimento.
a.
Quais os alimentos consumidos por ela?
b.
Que animais se alimentam dela?
PRODUÇÃO TEXTUAL
Reconto de história
Leia
novamente o conto “Bruna e a galinha d’angola” e reescreva-o, com suas palavras
observando: início, meio e fim. Não se esqueça que sua história deve ter
sequência lógica e que você deve fazer uso dos sinais de pontuação. Bom
trabalho!!!
____________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário