LÍNGUA
PORTUGUESA
Nome completo:
Gênero textual: FÁBULA
LEITURA (EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
DECODIFICAÇÃO/FLUÊNCIA NA LEITURA (EF35LP01) Ler e compreender,
silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos
curtos com nível de textualidade adequado.
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO (EF15LP15) Reconhecer
que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma
dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural,
como patrimônio artístico da humanidade.
Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que
vivia no campo. O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do
primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor:
feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse:
– Não posso entender primo, como
consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil
obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois
que passares lá uma semana ficarás admirado de ter suportado a vida no campo.
Os dois puseram-se, então, a caminho. Já
era noite quando chegaram à casa do rato da cidade.
– Certamente que gostarás de
tomar um refresco, após esta caminhada – disse ele polidamente ao primo.
Conduziu-o até à sala de jantar, onde
encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos
deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos.
– O que é isto? – Perguntou assustado,
o rato do campo.
– São, simplesmente, os cães da
casa – respondeu o da cidade.
– Simplesmente? Não gosto desta
música, durante o meu jantar.
Neste momento, a porta abriu-se e
apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa.
– Adeus, primo – disse o rato do campo.
–Vou voltar para minha casa no campo.
– Já vais tão cedo? – Perguntou o da
cidade.
– Sim, já vou e não pretendo voltar. –
concluiu o primeiro.
Moral da
história: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do
mundo com perigos e preocupações.
Fábula de Esopo
VAMOS
ENTENDER O TEXTO – Lembre de fazer uso da resposta completa.
COMPREENSÃO (EF35LP03) Identificar a ideia central
do texto, demonstrando compreensão global.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA (EF35LP04) Inferir informações
implícitas nos textos lidos.
1
– Quais são os personagens do texto?
a) O que o ratinho da cidade achava da vida que seu primo levava no campo?
b) b) E o que o ratinho do campo achou da vida na cidade?
3 – Onde a história acontece?
4 – Qual é o assunto do texto?
5 – Como o rato do campo recepcionou o rato da cidade?
6 – Como vivia o rato da cidade?
7 – Numere a
segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Ratinho da cidade
(2) Ratinho do campo
( )
Tinha uma vida sossegada
( ) Tinha uma vida perigosa
( ) Comidas caras
( ) Comidas simples
( ) Vivia no luxo
8 – O que serviu o ratinho do campo para o rato da cidade comer?
9 – Por que o ratinho do campo resolveu voltar tão rapidamente ao campo?
VAMOS EXPLORAR A EXTRUTURA
DO TEXTO
DISCURSO
DIRETO E INDIRETO (EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e
discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e
explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o
caso.
10
– O texto que acabamos de ler é uma fábula. Ele se encontra organizado em:
(
) estrofes ( ) versos ( ) parágrafos
11 – Quais sinais de pontuação são
utilizados no texto? Copie-os e escreva o nome de cada um por extenso.
·
Pinte-os
no texto de VERMELHO.
12 – Qual o sinal de pontuação utilizado
no texto para indicar a fala dos personagens?
13 – Siga a legenda e pinte no texto de:
|
As falas do ratinho do campo |
|
As falas do ratinho da cidade |
14 – Essa fábula traz um ensinamento –
moral. Qual é esse ensinamento?
AS PALAVRAS NO TEXTO
15 – Para não
ficar em dúvida, pesquise o significado de:
Arrogante |
Satisfeito |
Toucinho |
Obter |
ORTOGRAFIA
16 – Complete a
tabela de acordo com o exemplo:
SEGMENTAÇÃO
DE PALAVRAS/CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS POR NÚMERO DE SÍLABAS (EF03LP05) Identificar o número de
sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas
e polissílabas.
|
Esta palavra tem: |
|
||||
|
R inicial |
RR |
R fraco |
R final |
Separando em sílabas |
Classificação |
rato |
x |
|
|
|
Ra - to |
Díssilaba |
arrogante |
|
|
|
|
|
|
melhor |
|
|
|
|
|
|
torceu |
|
|
|
|
|
|
durante |
|
|
|
|
|
|
viver |
|
|
|
|
|
|
era |
|
|
|
|
|
|
visitar |
|
|
|
|
|
|
rosnados |
|
|
|
|
|
|
restos |
|
|
|
|
|
|
ofereceu |
|
|
|
|
|
|
ficarás |
|
|
|
|
|
|
admirado |
|
|
|
|
|
|
perigos |
|
|
|
|
|
|
17 – Escreva as palavras acima em ordem alfabética:
PARA SABERMOS UM POUCO MAIS
O principal personagem de nossa fábula é
o rato. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal lendo o texto informativo abaixo:
Rato é o
nome dado a mamíferos pertencentes à Família Muridae, tendo como
características principais o focinho afilado e a cauda comprida. Esses
roedores geralmente são onívoros, com olfato bem aguçado e gestação rápida,
dando origem a vários descendentes que em pouco tempo já se mostram
independentes. Ao todo, são mais de 700 espécies existentes em todo o mundo. Além de se alimentarem de tudo aquilo
que é comestível, tais animais também devoram caixas, fios de alta tensão,
até mesmo madeira, tijolos e alumínio; e podem transmitir pelo menos 55
doenças, direta ou indiretamente. A peste negra é uma dessas doenças, que
provocou a morte de cerca de 1/3 dos europeus. Outra bastante conhecida é a
leptospirose, de incidência maior em eventos relacionados a enchentes. Ratos também são animais extremamente
inteligentes. Assim, capturar um único indivíduo que, silenciosamente, devora
os alimentos da sua despensa, não é tarefa fácil. Eles geralmente evitam
armadilhas, conseguem identificar um alimento envenenado e têm senso de
direção invejável, conseguindo identificar rotas alternativas com facilidade. Curiosidades: As ratazanas costumam viver em torno
de residências, terrenos baldios, túneis e quintais com grande oferta de
alimento; camundongos, em lugares fechados, como armários e despensas; e os
ratos-pretos, em telhados e copas de árvores. Assim, permitem com que ratos
sejam encontrados em diversos locais. Em casos de superpopulação e carência
de alimentos, alguns ratos são capazes de se alimentar de outros indivíduos
de sua espécie, geralmente filhotes. |
18 - Agora, vamos destacar algumas
informações do texto colorindo-as conforme a legenda:
|
Família a que o rato pertence. |
|
Principais características desse
animal. |
|
Total aproximado de espécies
existentes no mundo. |
|
Do que se alimentam? |
|
Doenças que transmitem. |
|
Locais onde podemos encontrar as
ratazanas. |
|
Locais onde podemos encontrar os
camundongos. |
|
Locais onde podemos encontrar o rato
preto. |
PROPOSTA
DE PRODUÇÃO TEXTUAL
CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO/CONVENÇÕES DA ESCRITA (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um
texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras
básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o caso.
Agora, vamos escrever outra fábula. Mas,
antes disso, pensem e planejem:
a)
Quais serão os personagens;
b)
Como sua história vai começar;
c)
O
que vai acontecer ao longo da história;
d)
Como
irá terminar e qual a moral que a história quer passar.
Lembre:
·
De
fazer uso da letra maiúscula no início de frases e nos nomes próprios;
·
Fazer
uso dos sinais de pontuação.
·
Escolher
o título de seu texto.
Então...mãos
a obra!!!!
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário