Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2022

PARA QUANDO RETORNARMOS... pensando numa pós pandemia

 

Para quando retornarmos....

Leitura do texto



1 - EXPLORANDO O TEXTO:

A)   QUE TIPO DE TEXTO É ESSE?

B)   QUANTAS ESTROFES POSSUI?

C)   QUANTOS VERSOS AO TODO?

2 – CIRCULE DE DIFERENTES CORES CADA UMA DAS ESTROFES E NUMERE-AS.

3 – PINTE EM CADA ESTROFE, DE DIFERENTES CORES, AS RIMAS PRESENTES EM CADA UMA DELAS.

4 – COPIE DO TEXTO TODAS AS PALAVRAS COM:

X

CH

 

 

 

 

 

 

5 – SEPARE AS PALAVRAS ESCRITAS COM CH CONFORME TENHAM:

2 SÍLABAS

3 SÍLABAS

4 SÍLABAS

 

 

 

 

 

 

 

6 – RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:

A)   QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

B)   QUEM É O AUTOR DO TEXTO?

C)   O QUE CHICO FAZ QUANDO CHOVE MUITO?

D)   O QUE ELE FAZ QUANDO NÃO CHOVE NADA?

E)   O QUE TEM NA CHÁCARA DO CHICO BOLACHA?

F)   COMO SE CHAMA O CACHORRO DO CHICO?

G)   O QUE PODEMOS ENCONTRAR NA CHÁCARA DO CHICO?

6.1 – CHICO MORA EM UMA CHÁCARA. OBSERVE ALGUMAS PALAVRAS DO SEU DIA A DIA:

CURRAL – TRATOR – CHUCHU – ENXADA – CORREGO – PLANTAÇÃO – LARANJEIRA – PORTEIRA – ARADO – CHARCO

·         COMPLETE O QUADRO COM AS PALAVRAS ACIMA E RESPONDA O QUE SE PEDE:

PALAVRA

VOGAIS

CONSOANTES

SÍLABA INICIAL

SÍLABA FINAL

TOTAL DE LETRAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.2 – COLOQUE AS PALAVRAS ACIMA EM ORDEM CRESCENTE DO NÚMERO DE LETRAS QUE POSSUEM.

·         TEXTO INFORMATIVO: O CHUCHU

O CHUCHU

Chuchu é uma fruta de nome científico Sechium edule, também conhecida popularmente como machucho, caiota e pimpinela. Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes).

Assim como o melão, o pepino, a abóbora e a melancia, o chuchu pertence à família Cucurbitácea e é originário da América Central, mais especificamente de países como a Costa Rica e o Panamá.

O chuchu é muito consumido no Brasil no formato cozido, refogado, e em diversas outras receitas como sopa e suflê de chuchu.

O consumo de chuchu proporciona benefícios para a saúde. A fruta é uma fonte de vitaminas essenciais, minerais, fibras e auxilia a perda de peso.

chuchu se destaca por ser uma fonte de potássio; vitaminas A, B e C; e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. De fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias.

 

7 – POR QUE CHAMAMOS ESSE TEXTO DE INFORMATIVO?

·         COMO ELE SE ENCONTRA ORGANIZADO? – PARÁGRAFOS – NUMERAR CADA UM DOS PARÁGRAFOS SEPARANDO-OS COM CORES DIFERENTES.

 

Ø  VAMOS EXPLORAR O TEXTO:

8 – PINTE NO TEXTO DE: (AQUI PODE-SE EXPLORAR A QUESTÃO DOS PARÁGRAFOS, DANDO DICAS DE EM QUAL PARÁGRAFO PESQUISAR)

AMARELO: OS NOMES PELOS QUAIS O CHUCHU TAMBÉM É CONHECIDO;

VERDE: O NOME CIENTÍFICO DO CHUCHU;

MARROM: FAMÍLIA A QUE PERTENCE;

AZUL: PAISES ONDE É ENCONTRADO EM ABUNDÂNCIA;

ROSA: CONTINENTE DE ONDE É ORIGINÁRIO;

VERMELHO: AS FORMAS COMO É CONSUMIDO NO BRASIL;

LARANJA: TODOS OS NUTRIENTES QUE ENCONTRAMOS NO CHUCHU.

9 – O CHUCHU É:

(   ) UM LEGUME                (   ) UMA FRUTA                 (   ) UMA VERDURA

 

Ø  TEMA: 1 - PESQUISE UMA RECEITA COM CHUCHU

2 - O CHUCHU É VENDIDO POR:

(   ) UNIDADE                      (   ) DÚZIA                 (   ) QUILO

3 - UM QUILO DECHUCHU CUSTA____________

 

10 – VAMOS FAZER UMA LISTA DE OUTRO PRODUTOS QUE COMPRAMOS POR QUILO - KG

 

Ø  LOCALIZAR NO MAPA MUNDI, COM AS CRIANÇAS, A AMÉRICA CENTRAL

·         OBSERVE O MAPA DA AMÉRICA CENTRAL:


11 – QUAIS PAISES FAZEM PARTE DESSE CONTINENTE?

12– PINTE NO MAPA DE:

AMARELO: COSTA RICA

VERDE: PANAMÁ

 

Ø  PENSANDO NO TEXTO: A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA...

13 – O QUE É UMA CHÁCARA?

14 – ONDE SE LOCALIZA ESSE TIPO DE PROPRIEDADE?

15 – PARA QUE SERVE?

16 – SE VOCÊ TIVESSE UMA CHÁCARA, COMO ELA SERIA? O QUE VOCÊ FARIA LÁ?

·         REPRESENTE ESSA QUESTÃO ATRAVÉS DE UM DESENHO

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø  APÓS OS DESENHOS PRONTOS, TRABALHAR COM AS CRIANÇAS NO MAPA DO MUNICÍPIO:

·         CARACTERIZAR COM ELES ÁREA URBANA E RURAL;

·         FIXAR OS DESENHOS NO MAPA FORMANDO ASSIM A ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO.

 

Ø  TEMA: ESCREVA O SEU ENDEREÇO COMPLETO: NOME DA RUA, NÚMERO DA CASA, BAIRRO ONDE MORA.

 

VAMOS OUVIR HISTÓRIA...

Ø  O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE (VÍDEO)

·         A HISTÓRIA QUE ACABAMOS DE OUVIR É UMA FÁBULA. QUAIS SÃO AS CARACTE´RISTICAS DESSE TIPO DE TEXTO?

 

Fábula (do latim fabula = história, jogo, narrativa) é um texto narrativo alegórico e curto, escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente animais com características humanas como a fala, os costumes etc., e apresentam um ensinamento, uma lição moral para o homem.

 

Ø  ARTES: MONTAGEM DO RATO COM FORMAS GEOMÉTRICAS


·         FAZER UM TRABALHO DE FUNDO PARA A IMAGEM.

 

Ø  PRODUÇÃO DE TEXTO


·         LEITURA DO TEXTO PARA OS COLEGAS.

 

Ø  TEMA: PESQUISE E COMPLETE A FICHA



 

·         TEXTO INSTRUCIONAL: RECEITA

SUFLÊ DE CHUCHU

INGREDIENTES

2 xícaras de chuchu cozido cortado em cubos pequenos

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 xícara de chá de queijo ralado

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 xícaras de chá de leite

1 colher de chá de sal

2 ovos (claras separadas das gemas)

MODO DE PREPARO

1.    Derreta a manteiga e misture com a farinha de trigo.

2.    Junte o leite aos poucos e deixe ferver, mexendo sempre, até engrossar.

3.    Retire do fogo, junte as gemas uma a uma e o chuchu cortado, misturando bem.

4.    Junte o queijo ralado e o sal.

5.    Bata as claras em neve e misture delicadamente ao resto do creme.

6.    Coloque em um pirex untado com margarina.

7.    Assar em forno médio, por 35 minutos.

8.    Sirva quente.

 

 

VAMOS LER COM ATENÇÃO O TEXTO ACIMA E RESPONDER:

17 – PARA QUE SERVE ESSE TIPO DE TEXTO?

18 – QUE OUTROS TEXTOS CONHECEMOS QUE TEM O MESMO OBJETIVO?

19 – NO TEXTO ACIMA, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE APARECEM? PINTE CADA UM DELES DE AMARELO.

20 – PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS PRESENTES NO MODO DE FAZER? PINTE-OS DE AZUL.

21 – QUAIS OS INGREDIENTES QUE UTILIZAMOS PARA ESSA RECEITA? PINTE-OS DE VERMELHO.

22 – VAMOS PINTAR DE VERDE AS UNIDADES DE MEDIDA UTILIZADAS NA RECEITA. PARA QUE ELAS SERVEM?

Ø  TEMA: QUE OUTRAS UNIDADES DE MEDIDAS CONHECEMOS E UTILIZAMOS EM NOSSO DIA A DIA?

Ø  MONTAR UMA MURAL SOBRE ELAS CONTENDO: GRANDEZA / UNIDADE / SÍMBOLO, COM IMAGENS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS.

Ø  ILUSTRAÇÃO DO TEXTO

 

Ø  VOLTANDO AO MAPA DO MUNICÍPIO...

·         LOCALIZAR COM AS CRIANÇAS NO MAPA DO MUNICÍPIO O BAIRRO EM CADA UMA DELAS MORA E FIXAR SEU NOME NO MESMO.

·         INTERPRETAÇÃO:

23 – QUAIS SÃO OS BAIRROS QUE FORMAM O NOSSO MUNICIPIO?

24 – EM QUAIS BAIRROS MORAM OS ALUNOS DO 2º ANO 01?

25 – DE QUAIS BAIRROS DE NOSSA CIDADE NÃO TEMOS COLEGAS?

26 -  DE QUAL BAIRRO DA CIDADE TEMOS MAIS COLEGAS?

27 – DE ONDE TEMOS MENOS?

Ø  ORGANIZAR UMA TABELA COM O NOME DOS BAIRROS E NOME DOS COLEGAS QUE RESIDEM EM CADA UM DELES.

28 – COMO VENHO PARA A ESCOLA?

29 – COMO VOLTO PARA CASA?

·         A PARTIR DESSA QUESTÃO CONSTRUIR GRÁFICO PARA DEMONSTRAR OS MEIOS DE TRANSPORTE UTILIZADOS POR NOSSOS ALUNOS PARA VIREM ATÉ A ESCOLA E COMO VOLTAM PARA SUAS CASAS.

 

30 – RESPONDA COM BASE NO GRÁFICO:

A)   QUAL O MEIO DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADO PELOS ALUNOS PARA CHEGAR À ESCOLA?

B)   E PARA VOLTAR PARA CASA?

C)   QUAIS OS MEIOS DE TRANSPORTE DOS ALUNOS DO 2º ANO PARA VIR PARA A ESCOLA?

          ORGANIZAR UM CARTAZ COM IMAGENS DE MEIOS DE TRANSPORTE UTILIZANDO O RECORTE DE FIGURAS. CLASSIFICÁ-LOS CONFORME SEJAM AÉREOS, TERRESTRES, AQUÁTICOS.

D)   QUAIS MEIOS DE TRANSPORTE PODEMOS ENCONTRAR EM NOSSA CIDADE?

 Ø  VAMOS LER O TEXTO COM ATENÇÃO: FÁBULA

...RETOMAR AS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE TEXTO...

...IDENTIFICAR OS PARÁGRAFOS QUE O FORMAM...ORGANIZAÇÃO...

Ø  



31 -  DITADO COLORIDO

PINTE NO TEXTO AS PALAVRAS:

COMIDAS – COMPANHEIRO – POBREZA – RAÍZES – CIDADE – CAMPO – RATO – MAGRO – ERVAS – RATINHO – RICA – ESPAVORIDOS – VIDA – ESCONDER – GATOS

Ø  SINAIS DE PONTUAÇÃO

·         O QUE SÃO?

·         PARA QUE SERVEM?

32 – QUAIS SINAIS DE PONTUAÇÃO APARECEM NO TEXTO? VAMOS PINTÁ-LOS DE VERMELHO.

·         COPIAR E NOMEAR CADA UM DELES.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário