Para
quando retornarmos....
Leitura
do texto
1 -
EXPLORANDO O TEXTO:
A) QUE
TIPO DE TEXTO É ESSE?
B) QUANTAS
ESTROFES POSSUI?
C) QUANTOS
VERSOS AO TODO?
2 –
CIRCULE DE DIFERENTES CORES CADA UMA DAS ESTROFES E NUMERE-AS.
3 –
PINTE EM CADA ESTROFE, DE DIFERENTES CORES, AS RIMAS PRESENTES EM CADA UMA
DELAS.
4 –
COPIE DO TEXTO TODAS AS PALAVRAS COM:
X |
CH |
|
|
5 –
SEPARE AS PALAVRAS ESCRITAS COM CH CONFORME TENHAM:
2 SÍLABAS |
3 SÍLABAS |
4 SÍLABAS |
|
|
|
6 –
RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:
A) QUAL
É O TÍTULO DO TEXTO?
B) QUEM
É O AUTOR DO TEXTO?
C) O
QUE CHICO FAZ QUANDO CHOVE MUITO?
D) O
QUE ELE FAZ QUANDO NÃO CHOVE NADA?
E) O
QUE TEM NA CHÁCARA DO CHICO BOLACHA?
F) COMO
SE CHAMA O CACHORRO DO CHICO?
G) O
QUE PODEMOS ENCONTRAR NA CHÁCARA DO CHICO?
6.1
– CHICO MORA EM UMA CHÁCARA. OBSERVE ALGUMAS PALAVRAS DO SEU DIA A DIA:
CURRAL
– TRATOR – CHUCHU – ENXADA – CORREGO – PLANTAÇÃO – LARANJEIRA – PORTEIRA –
ARADO – CHARCO
·
COMPLETE O QUADRO COM AS PALAVRAS ACIMA E
RESPONDA O QUE SE PEDE:
PALAVRA |
VOGAIS |
CONSOANTES |
SÍLABA
INICIAL |
SÍLABA
FINAL |
TOTAL
DE LETRAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6.2
– COLOQUE AS PALAVRAS ACIMA EM ORDEM CRESCENTE DO NÚMERO DE LETRAS QUE POSSUEM.
·
TEXTO
INFORMATIVO: O CHUCHU
O
CHUCHU Chuchu é uma fruta de nome científico
Sechium edule, também conhecida popularmente como machucho, caiota e
pimpinela. Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos
cursos de água (ribeiras e nascentes). Assim como o melão, o
pepino, a abóbora e a melancia, o chuchu pertence
à família Cucurbitácea e é originário da América Central, mais
especificamente de países como a Costa Rica e o Panamá. O chuchu é muito consumido no Brasil no
formato cozido, refogado, e em diversas outras receitas como sopa e suflê de
chuchu. O consumo de chuchu proporciona benefícios
para a saúde. A fruta é uma fonte de vitaminas essenciais, minerais, fibras e
auxilia a perda de peso. O chuchu se destaca por ser uma fonte
de potássio; vitaminas A, B e C; e sais minerais como cálcio, fósforo e
ferro. De fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias. |
7 –
POR QUE CHAMAMOS ESSE TEXTO DE INFORMATIVO?
·
COMO ELE SE ENCONTRA ORGANIZADO? – PARÁGRAFOS
– NUMERAR CADA UM DOS PARÁGRAFOS SEPARANDO-OS COM CORES DIFERENTES.
Ø VAMOS
EXPLORAR O TEXTO:
8 –
PINTE NO TEXTO DE: (AQUI PODE-SE EXPLORAR A QUESTÃO DOS PARÁGRAFOS, DANDO DICAS
DE EM QUAL PARÁGRAFO PESQUISAR)
AMARELO: OS NOMES PELOS QUAIS O CHUCHU TAMBÉM É
CONHECIDO;
VERDE: O NOME CIENTÍFICO DO CHUCHU;
MARROM: FAMÍLIA A QUE PERTENCE;
AZUL: PAISES ONDE É ENCONTRADO EM ABUNDÂNCIA;
ROSA:
CONTINENTE DE ONDE É ORIGINÁRIO;
VERMELHO: AS FORMAS COMO É CONSUMIDO NO BRASIL;
LARANJA: TODOS OS NUTRIENTES QUE ENCONTRAMOS NO
CHUCHU.
9 –
O CHUCHU É:
( ) UM LEGUME ( ) UMA FRUTA ( ) UMA VERDURA
Ø TEMA: 1 - PESQUISE UMA
RECEITA COM CHUCHU
2 - O
CHUCHU É VENDIDO POR:
( ) UNIDADE ( ) DÚZIA ( ) QUILO
3 - UM
QUILO DECHUCHU CUSTA____________
10 –
VAMOS FAZER UMA LISTA DE OUTRO PRODUTOS QUE COMPRAMOS POR QUILO - KG
Ø LOCALIZAR
NO MAPA MUNDI, COM AS CRIANÇAS, A AMÉRICA CENTRAL
·
OBSERVE O MAPA DA AMÉRICA CENTRAL:
11 –
QUAIS PAISES FAZEM PARTE DESSE CONTINENTE?
12–
PINTE NO MAPA DE:
AMARELO: COSTA RICA
VERDE: PANAMÁ
Ø PENSANDO
NO TEXTO: A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA...
13 –
O QUE É UMA CHÁCARA?
14 –
ONDE SE LOCALIZA ESSE TIPO DE PROPRIEDADE?
15 –
PARA QUE SERVE?
16 –
SE VOCÊ TIVESSE UMA CHÁCARA, COMO ELA SERIA? O QUE VOCÊ FARIA LÁ?
·
REPRESENTE ESSA QUESTÃO ATRAVÉS DE UM DESENHO
|
Ø APÓS
OS DESENHOS PRONTOS, TRABALHAR COM AS CRIANÇAS NO MAPA DO MUNICÍPIO:
·
CARACTERIZAR COM ELES ÁREA URBANA E RURAL;
·
FIXAR OS DESENHOS NO MAPA FORMANDO ASSIM A
ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO.
Ø TEMA: ESCREVA O SEU
ENDEREÇO COMPLETO: NOME DA RUA, NÚMERO DA CASA, BAIRRO ONDE MORA.
VAMOS OUVIR HISTÓRIA...
Ø O
RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE (VÍDEO)
·
A HISTÓRIA QUE ACABAMOS DE OUVIR É UMA
FÁBULA. QUAIS SÃO AS CARACTE´RISTICAS DESSE TIPO DE TEXTO?
Fábula
(do latim fabula = história, jogo, narrativa) é um texto narrativo alegórico
e curto, escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente
animais com características humanas como a fala, os costumes etc., e
apresentam um ensinamento, uma lição moral para o homem. |
Ø ARTES:
MONTAGEM DO RATO COM FORMAS GEOMÉTRICAS
·
FAZER UM TRABALHO DE FUNDO PARA A IMAGEM.
Ø PRODUÇÃO
DE TEXTO
·
LEITURA DO TEXTO PARA OS COLEGAS.
Ø TEMA: PESQUISE E COMPLETE
A FICHA
·
TEXTO
INSTRUCIONAL: RECEITA
SUFLÊ DE CHUCHU INGREDIENTES 2 xícaras
de chuchu cozido cortado em cubos pequenos 2 colheres de
sopa de manteiga ou margarina 1 xícara de chá
de queijo ralado 2 colheres
de sopa de farinha
de trigo 2 xícaras
de chá de leite 1 colher de chá
de sal 2 ovos
(claras separadas das gemas) MODO DE PREPARO 1.
Derreta a manteiga e misture com a
farinha de trigo. 2.
Junte o leite aos poucos e deixe
ferver, mexendo sempre, até engrossar. 3.
Retire do fogo, junte as gemas uma a
uma e o chuchu cortado, misturando bem. 4.
Junte o queijo ralado e o sal. 5.
Bata as claras em neve e misture
delicadamente ao resto do creme. 6.
Coloque em um pirex untado com
margarina. 7.
Assar em forno médio, por 35 minutos. 8.
Sirva quente. |
VAMOS
LER COM ATENÇÃO O TEXTO ACIMA E RESPONDER:
17 –
PARA QUE SERVE ESSE TIPO DE TEXTO?
18 –
QUE OUTROS TEXTOS CONHECEMOS QUE TEM O MESMO OBJETIVO?
19 –
NO TEXTO ACIMA, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE APARECEM? PINTE CADA UM
DELES DE AMARELO.
20 –
PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS PRESENTES NO MODO DE FAZER? PINTE-OS DE AZUL.
21 –
QUAIS OS INGREDIENTES QUE UTILIZAMOS PARA ESSA RECEITA? PINTE-OS DE VERMELHO.
22 –
VAMOS PINTAR DE VERDE AS UNIDADES DE MEDIDA
UTILIZADAS NA RECEITA. PARA QUE ELAS SERVEM?
Ø TEMA: QUE OUTRAS UNIDADES
DE MEDIDAS CONHECEMOS E UTILIZAMOS EM NOSSO DIA A DIA?
Ø MONTAR UMA MURAL SOBRE ELAS CONTENDO:
GRANDEZA / UNIDADE / SÍMBOLO, COM IMAGENS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS.
Ø ILUSTRAÇÃO DO TEXTO
Ø VOLTANDO
AO MAPA DO MUNICÍPIO...
·
LOCALIZAR COM AS CRIANÇAS NO MAPA DO
MUNICÍPIO O BAIRRO EM CADA UMA DELAS MORA E FIXAR SEU NOME NO MESMO.
·
INTERPRETAÇÃO:
23 –
QUAIS SÃO OS BAIRROS QUE FORMAM O NOSSO MUNICIPIO?
24 –
EM QUAIS BAIRROS MORAM OS ALUNOS DO 2º ANO 01?
25 –
DE QUAIS BAIRROS DE NOSSA CIDADE NÃO TEMOS COLEGAS?
26
- DE QUAL BAIRRO DA CIDADE TEMOS MAIS
COLEGAS?
27 –
DE ONDE TEMOS MENOS?
Ø ORGANIZAR
UMA TABELA COM O NOME DOS BAIRROS E NOME DOS COLEGAS QUE RESIDEM EM CADA UM
DELES.
28 –
COMO VENHO PARA A ESCOLA?
29 –
COMO VOLTO PARA CASA?
·
A PARTIR DESSA QUESTÃO CONSTRUIR GRÁFICO PARA
DEMONSTRAR OS MEIOS DE TRANSPORTE UTILIZADOS POR NOSSOS ALUNOS PARA VIREM ATÉ A
ESCOLA E COMO VOLTAM PARA SUAS CASAS.
30 –
RESPONDA COM BASE NO GRÁFICO:
A) QUAL
O MEIO DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADO PELOS ALUNOS PARA CHEGAR À ESCOLA?
B) E
PARA VOLTAR PARA CASA?
C) QUAIS
OS MEIOS DE TRANSPORTE DOS ALUNOS DO 2º ANO PARA VIR PARA A ESCOLA?
• ORGANIZAR UM CARTAZ COM IMAGENS DE
MEIOS DE TRANSPORTE UTILIZANDO O RECORTE DE FIGURAS. CLASSIFICÁ-LOS CONFORME
SEJAM AÉREOS, TERRESTRES, AQUÁTICOS.
D) QUAIS
MEIOS DE TRANSPORTE PODEMOS ENCONTRAR EM NOSSA CIDADE?
...RETOMAR AS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO
DE TEXTO...
...IDENTIFICAR OS PARÁGRAFOS QUE O
FORMAM...ORGANIZAÇÃO...
Ø
31
- DITADO COLORIDO
PINTE
NO TEXTO AS PALAVRAS:
COMIDAS
– COMPANHEIRO – POBREZA – RAÍZES – CIDADE – CAMPO – RATO – MAGRO – ERVAS –
RATINHO – RICA – ESPAVORIDOS – VIDA – ESCONDER – GATOS
Ø SINAIS
DE PONTUAÇÃO
·
O QUE SÃO?
·
PARA QUE SERVEM?
32 –
QUAIS SINAIS DE PONTUAÇÃO APARECEM NO TEXTO? VAMOS PINTÁ-LOS DE VERMELHO.
·
COPIAR E NOMEAR CADA UM DELES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário