Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2022

GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Proposta em Família: Sugerimos que esta leitura seja feita em família, buscando conversar e refletir sobre pontos que considerarem importantes, sempre relacionando-os com seus hábitos alimentares e sua relação com a natureza.

artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre um tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso utilizado nos textos de opinião.

Gênero textual: Artigo

 

 

Alimentos saudáveis fortalecem a conexão da criança com a terra e a natureza

 27 de março de 2020  Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

 

                                               


                                        Foto: Jenny Johansson/Pixabay

 

Este é um tema de muitos começos. É a alimentação que garante nossa energia, que nos conecta com outras pessoas, que promove inúmeras experiências sobre o mundo, sobre cultura, sobre afetividade. Mas afinal, por que a alimentação é importante e o que ela tem a ver com a relação da criança com a natureza?

Para começar, a primeira resposta é óbvia porque os alimentos são natureza. São espécies que foram domesticadas há muito, muito tempo. Ao longo da história as espécies selvagens do arroz, do feijão, das frutas e legumes, dos animais foram sendo transformadas, adequando-se ao paladar de cada época. Até aqui, tudo bem.

Acontece que, na era industrial em que vivemos, está havendo uma hiper domesticação dos alimentos, sob o pretexto de aumentar a produção e garantir o armazenamento, as espécies das quais nos alimentamos foram sendo extremamente alteradas, tiveram seus genes modificados e, por isso, se afastaram muito dos originais.

Mas nossos corpos continuam funcionando de acordo com o metabolismo original, selvagem, e sofrem com essa quantidade excessiva de alimentos muito processados. Isso dá origem a inúmeras doenças, diminui a imunidade e o bem estar, e podemos dizer, por experiência própria, que também diminui a sensibilidade, a capacidade de perceber as características mais delicadas e sutis dos alimentos: aromas, sabores, texturas.

Escolher alimentos naturais para o sustento do nosso corpo nos aproxima da terra, dos ciclos, do tempo de cada alimento, do sabor que cada um tem nesse tempo. Sem forçar, sem querer que tenha quando não tem. E aprender a comer o que tem em cada tempo.

Só quando a gente faz a escolha de uma alimentação mais natural é que se dá conta dessas delicadezas.

Por isso, é tão importante priorizar uma alimentação saudável, com predominância vegetal, sem agrotóxicos, sem transgênicos, sem conservantes e não manipuladas industrialmente para as crianças, e para todas as pessoas.

E o mais incrível e educativo de uma escolha alimentar saudável é que, quanto mais fazemos bem ao nosso corpo, estaremos também fazendo bem ao planeta. Isto porque, para produzir alimentos saudáveis, é preciso ambientes saudáveis, água limpa, e relações de produção também saudáveis. As pessoas que trabalham na terra precisam estar bem e com saúde, livres de venenos que fazem mal à sua saúde, precisa ter relações de trabalho satisfatórias.

 

Quando a gente compra alimentos e conhece de onde vêm, fica com o sentimento mais forte de conexão com a terra, com o movimento da vida que vem da terra, que vai para o nosso prato e nosso corpo. É uma forma de reconhecermos o nosso corpo ampliado, o corpo da Terra vindo a nós por meio do alimento. E, assim, nos darmos conta da maravilha que é poder se alimentar de produtos que trazem, em si, uma nova perspectiva de mundo, em que os processos produtivos revelam uma relação saudável e coerente com a terra, com os processos naturais da vida.


Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto “Ser Criança é Natural” para desenvolver atividades com o público.



VAMOS ENTENDER O TEXTO (Lembre-se de fazer uso da resposta completa e da letra maiúscula no início das frases)

 

Após a leitura atenta do texto, responda:

 

 1 – Qual o assunto do texto?


2 – De acordo com as autoras, que tipo de experiências a alimentação nos proporciona?

 

 

 


 


3 – O que as autoras querem dizer quando nos falam que as “espécies foram domesticadas” ao longo do tempo?


4 – Por que essa “domesticação aconteceu”?

 


 

 

6 – Quais as consequências, para nossa saúde, do consumo exagerado de alimentos industrializados?
5 – No texto, as autoras dizem que “na era industrial em que vivemos, está havendo uma hiper domesticação dos alimentos”. Quais pretextos ela cita para que isso esteja ocorrendo?

 

 

 

 7 – Que benefícios traz ao nosso corpo a escolha por uma alimentação mais natural?

8 – O texto nos diz que ao optarmos por uma alimentação saudável, estamos fazendo bem ao nosso corpo e ao planeta. Por quê?


 

 

 



 

 

 

 

AS PALAVRAS NO TEXTO

            Para compreendermos um texto é importante conhecermos o significado das palavras “estranhas”, ou seja, daquelas palavras que não fazem parte de nosso vocabulário no dia-a-dia. Então, vamos buscar descobrir o que elas significam?

9 – Relacione corretamente cada palavra ao seu significado:


a)    Conectar

b)    Genes

c)    Conservantes

d)    Metabolismo

e)    Imunidade

f)     Transgênico


(    ) Organismo vivo (planta, animal ou bactéria) que recebeu o material geneticamente modificado, para ocasionar o aparecimento de novas características.

(       ) Resistência natural ou adquirida de um organismo vivo a um agente infeccioso (micróbios) ou tóxico (venenos, toxinas de cogumelos); proteção, defesa.

(    ) Elemento do cromossomo, formado por um seguimento de ADN, que condiciona a transmissão e a manifestação dos caracteres hereditários, tornando um indivíduo diferente de outro.

(     ) Conjunto de transformações sofridas em um organismo vivo pelas substâncias que o constituem: reação de síntese (anabolismo) e reação de degradação libertando energia (catabolismo).

(        ) Que conserva.

(        ) Interligar-se por conexão, ligação.

 

10 – Em um dicionário encontramos as palavras organizadas em ordem alfabética. Assim, consulte a página do dicionário da letra G e organize corretamente as palavras abaixo:

general

genético

gênero

genealogia

gênese

gengiva

genioso

gene

genoma

gentiliza

genérico

gente

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


 

11 – Observando a sequência acima, complete:

a)    Primeira palavra da sequência:

 

 


b)    Última palavra da sequência: 

12 – Separe corretamente as palavras acima em sílabas e classifique-as em monossílaba (1 sílaba), dissílaba (2 sílabas), trissílaba (3 sílabas) ou polissílabas (4 ou mais sílabas):

PALAVRA

SEPARAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO

General

 

 

Genético

 

 

Gênero

 

 

Genealogia

 

 

Gênese

 

 

Gengiva

 

 

Genioso

 

 

Gene

 

 

Genoma

 

 

Gentileza

 

 

Genérico

 

 

Gente

 

 

 

ORTOGRAFIA – c / ç

13 – Leia com atenção as frases abaixo, observando as letras destacadas:

Uma alimentação saudável começa na infância.

Há uma grande quantidade de alimentos processados em nosso meio.

 

a)    Que vogais aparecem depois da letra c nas palavras?

 

14 – Agora, leia atentamente, em voz alta as palavras abaixo:

Conecta – cultura - características

Espécies – predominância - conhece

 

a)   

 

_

O que leva a mudança de som da letra C nos conjuntos de palavras?


15 – Agora leiam e observem as frases abaixo:

Precisamos, desde já, mudar nossa alimentação.

Tá na hora do meu almoço.

A criança começou a comer maçã.

 

·         Observem o uso da letra ç e marque a opção que completa a regra:

a)    O ç só aparece no _________________ de palavras.

(   ) início                     (   ) fim                                   (   ) meio

b)    Usamos ç antes das ______________ .

(   ) vogais e / i            (   ) vogais a / o          (   ) antes de consoantes

AMPLIANDO SABERES

Leia com atenção a notícia abaixo:

 Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.

Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

 


ALIMENTOS ORGÂNICOS: BENEFÍCIOS À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento. Frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, feijão e cereais são alguns exemplos que podem ser produzidos dessa forma. Saiba quais os benefícios dos alimentos orgânicos e os reais riscos da produção convencional.

CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

a)    Ausência de agrotóxicos - nenhum pesticida sintético é usado na agricultura orgânica, fazendo com que os alimentos sejam mais saudáveis.

b)    Melhoria da vida no campo - a agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.

c)    Conservação do solo - a agricultura orgânica visa à conservação da fertilidade do solo, com a prática de rotação de culturas e adubação verde. Um dos princípios desse processo é retirar o mínimo possível do solo, já que ele é considerado um organismo vivo.

d)    Redução de poluição ambiental - a agricultura convencional pode poluir o solo de cultivo com produtos químicos, além de dificultar a fixação de nitrogênio pelos microrganismos que habitam o solo, deixando-o mais pobre.

e)    Manutenção do bem-estar animal - na produção orgânica de animais, eles são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos.

f)     Promoção da biodiversidade - a conservação do solo e a ausência de agrotóxicos ajudam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região.

https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/alimentos-organicos#:~:text=Alimentos%20org%C3%A2nicos%20s%C3%A3o%20aqueles%20produzidos,manter%20a%20qualidade%20do%20alimento.

 

16 – Responda as questões abaixo de acordo com o texto. Não esqueça de usar resposta completa.

a)   

 O que são alimentos orgânicos?

 

 

 

b)   


Qual o objetivo desse tipo de produção?

 

O que esse modo de produção busca respeitar?

 

 

 

 Quais espécies de alimentos podem ser produzidos de forma orgânica?

c)    Quais são os benefícios da produção orgânica de alimentos?

 

 

e)

 


 

 

 

 

17 – Agora pinte, no texto acima, as respostas que você encontrou para as questões observando a legenda:

Questão 1

Azul

Questão 2

Amarelo

Questão 3

Vermelho

Questão 4

Verde

Questão 5

Laranja

 

LÍNGUA: USOS E REFLEXÃO

Adjetivos  são palavras que indicam as qualidades / características dos substantivos.

Você sabe o que é um adjetivo?

 

 

Observe a frase:

Alimentos orgânicos são mais saudáveis.

A palavra “saudáveis” é uma característica dos alimentos orgânicos.

 

18 – Além de saudáveis, quais outras características possuem os alimentos orgânicos?

 

 

Alimentos orgânicos

 

 

19 – Complete com um adjetivo que caracterize adequadamente cada substantivo:

 

 

A maçã é _____________________.

 

 

As frutas são _________________.

 

A horta está ___________________.

 

 

 

A concordância entre as palavras na frase: gênero e número

Leia a frase:

 A agricultora trabalha diariamente em sua horta.

E se fosse um agricultor? Como ficaria a frase?

 

____________________________________________________________________________________________

 

 

 

Agora é com você!

20 – Reescreva a frase abaixo mudando os substantivos para o feminino e fazendo as alterações necessárias para que a frase tenha sentido.

a)   

 

____________________________________________________________________________________________

O trabalhador rural é responsável pela produção de alimentos.

 

·         Na reescrita, foi necessário fazer a concordância entre os substantivos masculinos ou femininos que os acompanhavam.

A concordância também pode ser feita com o singular e o plural.

 

21 – Imagine que haja mais de um trabalhador. Como fica a frase passando para o plural o substantivo destacado?

a)   

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O trabalhador rural é responsável pela produção de alimentos.

 

a)     A agricultora trabalha de sol a sol.

·         O agricultor ____________________________________________________.

·         Os agricultores _________________________________________________.

 

22 – Reescreva as frases fazendo a concordância adequada entre as palavras:

 

 

b)    Os ajudantes foram rápidos.

As empregadas _____________________________________________.

O criado ___________________________________________________.

 

 

c)    O agricultor estava agitado.

As agricultoras _____________________________________________.

 

 

 

 

 

 

 

 

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Preparação

Observe a gravura ao lado com muita atenção e leia as informações no quadro abaixo:

 

O que? (assunto)

Aumento da procura por alimentos orgânicos.

Quando?

Durante o período de pandemia do Covid-19.

Onde?

No estado do Paraná.

Quem?

Consumidores

Como?

Através de pesquisas realizadas pelo governo do estado do Paraná.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=108252&tit=Procura-por-organicos-cresce-com-a-pandemia

 

Escrita

Agora, você vai escrever uma notícia tendo por base as informações acima.

a)    Crie uma manchete que desperte a curiosidade do leitor. Escreva-a com letras grandes de forma a chamar a atenção para ela.

b)    Criem um relato sobre o assunto acima em um texto curto. Lembre-se de usar todas as informações da tabela acima.

 



 


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário