Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2022

Gênero textual - POEMA - O CURUPIRA

 

LÍNGUA PORTUGUESA

NOME COMPLETO: _________________________________________________________

Gênero Textual: POEMA

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.

 

O Curupira


Seu Curupira, dono da mata,

como é, como é você?

 

Quem já viu o Curupira

cai sempre em contradição:

uns falam que ele é gigante,

outros, que é um curumim

e outros, que é um anão.

Uns falam que ele se mostra,

outros dizem que se escondem

bem dentro do breu da noite.

 

Mas ninguém duvida, jamais,

que o Curupira protege

as matas e as florestas

e é o senhor dos animais.

 

E o Curupira, se vê um caçador,

vira mágico e vira a mata.

Dá sinais, engana e pia,

assobia e espanta as aves

e espanta os outros animais.

E assim ele desvia a morte

e desvia dos caminhos o caçador.

 

Se o caçador não se retira,

vira fera o Curupira,

os pelos soltam-se do corpo,

monta num porco-espinho

e, com ira, o Curupira se atira

pra cima do caçador.

Na mata, o caçador já não mata:

chegou seu dia de caça,

vira caça do Curupira.

 

E o Curupira, se vê um lenhador,

brinca de esconde-esconde.

Só pra defender a floresta,

nos troncos ele se esconde.

O corpo se encolhe pra dentro,

a queixada e as imensas orelhas

se balançam com febre pra fora.

Nervosos, os galhos se agitam

e os pelos do Curupira se arrepiam

e soltam mil choques e luzes.

 

O lenhador quase pira:

pega o machado, dá no pira,

sem ver que era o Curupira.

 

E o Curupira só ternura inspira

aos habitantes da mata.

Mas quem mata ou destrói a mata

vai ter que enfrentar a ira

do valente Curupira.

 

Seu Curupira, dono da mata,

como é, como é você?

 

Elias José, Contos de encantamento, 1996. Pág.12-13


 

VAMOS ENTENDER O TEXTO (Lembre-se de fazer uso da resposta completa e da letra maiúscula no início das frases)

1 – Quem é o personagem principal desse texto? 

2 -  De acordo com o texto, como as pessoas acham que é o Curupira?

3 – O que ele faz? 

4 – Que sinais o Curupira usa para enganar os caçadores? 

5 – De que forma o Curupira defende as florestas dos lenhadores? 

6 – Na sua opinião, como é o Curupira? Descreva-o. 

7 – Sobre o que fala esse texto? 

8 – Releia com atenção os versos e responda:

Na mata, o caçador já não mata:

chegou seu dia de caça,

vira caça do Curupira.

 

O que o autor quis dizer com esses versos? 


VAMOS PENSAR UM POUCO MAIS...

Leia com atenção a tirinha abaixo e responda:

 



a)    O que Chico Bento quis dizer no segundo quadrinho quando ele diz que está plantando “esperança”? 

 

b)    Onde você acha que essa cena aconteceu?


c)            O que você acha da atitude de Chico Bento? Explique.


d)               Na sua opinião, por que as árvores foram derrubadas? 


AS PALAVRAS NO TEXTO

9 – No texto, a palavra “pira” tem mais de um significado:

1

Ato ou efeito de pirar (ficar louco).

2

Fugir

 

Releia os versos e coloque os números correspondentes ao sentido em que a palavra “pira” foi empregada em cada um deles:

(   ) Pega o machado, dá no pira [...]                        (   ) O lenhador quase pira [...]

 

10 – Para que possamos compreender um texto, devemos saber o que as palavras querem nos dizer. Leia atentamente as palavras abaixo:

A – CONTRADIÇÃO                        B – BREU                  C – QUEIXADA                     D – IRA

Agora, relacione cada uma delas ao seu significado:

(   )   Cada uma das duas peças ósseas em que estão implantados os dentes nos animais vertebrados. = MAXILAR.

(   ) Escuridão ou coisa muito escura.

(   ) Falta de nexo ou de lógica; incoerência, discrepância.

(   ) Intenso sentimento de ódio, de rancor, ger. dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, insulto etc., ou rancor generalizado em função de alguma situação injuriante; fúria, cólera, indignação.

 

11 – Quando precisamos pesquisar o significado de uma palavra, utilizamos o dicionário.

a)    As palavras no dicionário encontram-se organizadas (assinale a alternativa correta):

(   ) de forma aleatória, sem nenhum tipo de sequência.

(   ) em ordem alfabética.

b)    Em quais outros locais podemos encontrar palavras organizadas da mesma forma que no dicionário? 

 

c)    Por que a ordem alfabética é importante quando precisamos pesquisar o significado de uma palavra? 


ORTOGRAFIA – S ,SS, Ç, C

12 – Releia em voz alta as seguintes palavras do poema “O Curupira” e preste atenção ao som das letras destacadas:

você     contradição     escondem     senhor     caçador     sinais     assobia     espanta     desvia

esconde     floresta     imensas     balançam     mostra

 

a)    Que som elas representam? ________________________________________________

 

13 – Agora, copie as palavras do quadro acima conforme o som da letra S:

a)    Palavras com som de “S” no início: ___________________________________________

 

b)    Palavras com som de “S” no meio: ____________________________________________

________________________________________________________________________

 

c)    Palavras com som de “S” final: ________________________________________________

 

d)    Palavras com som de “S” representadas por Ç: __________________________________

 

e)    Palavras com som de “S” representadas por SS: ___________________________________

 

14 – Complete as palavras abaixo com: S / SS / Ç / C

____opa

____alada

pê____ego

pa____oca

mu____e

ma____ã

a____úcar

____orvete

a____aí

ca____ar

____enoura

a____erola

____ereja

____ebola

melan____ia

 

a)    Pinte de amarelo a coluna em que o som da letra “S” é representado sempre pela mesma letra.

 

LÍNGUA: USO E REFLEXÃO

Você sabe o que é substantivo próprio e comum?

Substantivos próprios: indicam o nome de pessoas, lugares (cidades, estados, países, localidades, ruas, bairros, etc) e são escritos com o uso de letra inicial maiúscula.

 Ex.: Curupira, Três Passos, Rio Grande do Sul, Brasil.

Substantivos comuns:   designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos).

 Ex.: árvore, mata, caçador.

15 – Agora, leia com atenção as palavras abaixo:

Curupira       mata       Gabriel          Gusthavo          curumim          anão          noite          Caroline

floresta         animais         Isabeli         caçador        aves          Juares          lenhador          Vinícius

 

·         Separe as palavras acima e as escreva nos espaços correspondentes:

Substantivo Próprio

Substantivo Comum

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16 – Vamos atribuir um substantivo próprio (nome) para cada substantivo comum. Não esqueça de usar a letra maiúscula.

Substantivos comuns

Substantivos Próprios

caçador

João

lenhador

 

ave

 

cidade

 

escola

 

bairro/localidade

 

rua

 

professora

 


PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Observem atentamente a imagem:

Nessa imagem podemos observar quantos danos a derrubada das florestas e as queimadas podem causar ao meio ambiente e a quem vive e depende dele pois, como diz a frase que acompanha essa imagem “Não eram só árvores, eram lares!” Uma floresta não é só uma floresta e sua preservação é muito importante para a vida de todos os seres vivos que habitam o Planeta Terra.

Pensando nisso, escreva um texto expressando sua opinião sobre as questões ambientais, queimadas, desmatamentos, acúmulo de lixo, preservação de espécies de animais e plantas, situações que vemos com frequência nos noticiários. Como podemos contribuir na preservação do meio ambiente? Você está fazendo sua parte? De que forma?

No texto, lembre-se do título, parágrafos, letra maiúscula no início de frase, usar os sinais de pontuação como aprendemos. Desenvolva suas ideias e use sua criatividade em um texto de no mínimo 10 linhas.

 


Quem é o curupira?

 

O curupira é um ser da floresta e atua como seu guardião contra todos aqueles que procuram destruí-la. Suas características físicas são bastante conhecidas, a lenda diz que o curupira é pequeno (alguns chamam-no de “anão”), tem os cabelos vermelhos como fogo, e seus pés são posicionados ao contrário, com os calcanhares para frente.

Alguns falam que o curupira tem o corpodentes ou olhos verdes, outros, que ele é careca, e alguns acreditam que ele é peludo. Independentemente da versão, todos acreditam em sua força física sobrenatural, apesar de ser muito pequeno.

Ø  Segue o link de um vídeo com a história “Curupira brinca comigo?” Assista com atenção e depois, que tal brincar com o Curupira!

https://youtu.be/21Iz03HdCXY

O Curupira cumpre o papel de guardião das florestas e de todos animais que habitam nelas.

Jogo da trilha do Curupira

Com a apostila você recebeu o tabuleiro e as regras do jogo. Agora divirta-se!!

MATEMÁTICA

Nome completo: __________________________________________________________


 

 


 

c)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário