LÍNGUA PORTUGUESA
NOME COMPLETO:
_________________________________________________________
Gênero Textual: POEMA
Poema é uma obra literária que pertence ao
gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos,
estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. |
O Curupira
Seu
Curupira, dono da mata,
como
é, como é você?
Quem
já viu o Curupira
cai
sempre em contradição:
uns
falam que ele é gigante,
outros,
que é um curumim
e
outros, que é um anão.
Uns
falam que ele se mostra,
outros
dizem que se escondem
bem
dentro do breu da noite.
Mas
ninguém duvida, jamais,
que o
Curupira protege
as
matas e as florestas
e é o
senhor dos animais.
E o
Curupira, se vê um caçador,
vira
mágico e vira a mata.
Dá
sinais, engana e pia,
assobia
e espanta as aves
e
espanta os outros animais.
E
assim ele desvia a morte
e
desvia dos caminhos o caçador.
Se o
caçador não se retira,
vira
fera o Curupira,
os
pelos soltam-se do corpo,
monta
num porco-espinho
e, com
ira, o Curupira se atira
pra
cima do caçador.
Na
mata, o caçador já não mata:
chegou
seu dia de caça,
vira
caça do Curupira.
E o
Curupira, se vê um lenhador,
brinca
de esconde-esconde.
Só pra
defender a floresta,
nos
troncos ele se esconde.
O
corpo se encolhe pra dentro,
a
queixada e as imensas orelhas
se
balançam com febre pra fora.
Nervosos,
os galhos se agitam
e os
pelos do Curupira se arrepiam
e
soltam mil choques e luzes.
O
lenhador quase pira:
pega o
machado, dá no pira,
sem
ver que era o Curupira.
E o
Curupira só ternura inspira
aos
habitantes da mata.
Mas
quem mata ou destrói a mata
vai
ter que enfrentar a ira
do
valente Curupira.
Seu
Curupira, dono da mata,
como
é, como é você?
Elias
José, Contos de encantamento, 1996. Pág.12-13
VAMOS
ENTENDER O TEXTO (Lembre-se de fazer uso da resposta completa e da letra
maiúscula no início das frases)
1 – Quem é o personagem principal desse texto?
2 - De acordo com o texto, como as pessoas acham que é o Curupira?
3 – O que ele faz?
4 – Que sinais o Curupira usa para enganar os caçadores?
5 – De que forma o Curupira defende as florestas dos lenhadores?
6 – Na sua opinião, como é o Curupira? Descreva-o.
7 – Sobre o que fala esse texto?
8 – Releia com atenção os versos e
responda:
Na
mata, o caçador já não mata:
chegou
seu dia de caça,
vira
caça do Curupira.
O que o autor quis dizer com esses versos?
VAMOS
PENSAR UM POUCO MAIS...
Leia com atenção a tirinha abaixo e
responda:

a) O que Chico Bento quis dizer no
segundo quadrinho quando ele diz que está plantando “esperança”?
b) Onde você acha que essa cena
aconteceu?
c)
O
que você acha da atitude de Chico Bento? Explique.
d) Na sua opinião, por que as árvores foram derrubadas?
AS PALAVRAS NO TEXTO
9 – No texto, a palavra “pira” tem mais
de um significado:
1 |
Ato ou efeito de pirar
(ficar louco). |
2 |
Fugir |
Releia
os versos e coloque os números correspondentes ao sentido em que a palavra
“pira” foi empregada em cada um deles:
( ) Pega o machado, dá no pira [...] ( ) O lenhador quase pira [...]
10 – Para que possamos compreender um
texto, devemos saber o que as palavras querem nos dizer. Leia atentamente as
palavras abaixo:
A
– CONTRADIÇÃO B – BREU C – QUEIXADA D –
IRA
Agora,
relacione cada uma delas ao seu significado:
( ) Cada
uma das duas peças ósseas em que estão implantados os dentes nos animais
vertebrados. = MAXILAR.
( ) Escuridão ou coisa muito escura.
( ) Falta de nexo ou de lógica; incoerência,
discrepância.
( ) Intenso sentimento de ódio, de rancor,
ger. dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, insulto etc., ou
rancor generalizado em função de alguma situação injuriante; fúria, cólera,
indignação.
11 – Quando precisamos pesquisar o
significado de uma palavra, utilizamos o dicionário.
a) As palavras no dicionário encontram-se
organizadas (assinale a alternativa correta):
(
) de forma aleatória, sem nenhum tipo de sequência.
(
) em ordem alfabética.
b) Em quais outros locais podemos
encontrar palavras organizadas da mesma forma que no dicionário?
c) Por que a ordem alfabética é importante quando precisamos pesquisar o significado de uma palavra?
ORTOGRAFIA
– S ,SS, Ç, C
12 – Releia em voz alta as seguintes
palavras do poema “O Curupira” e preste atenção ao som das letras destacadas:
você
contradição escondem senhor caçador sinais assobia espanta desvia esconde
floresta imensas balançam mostra |
a) Que som elas representam? ________________________________________________
13 – Agora, copie as palavras do quadro
acima conforme o som da letra S:
a) Palavras com som de “S” no início:
___________________________________________
b) Palavras com som de “S” no meio: ____________________________________________
________________________________________________________________________
c) Palavras com som de “S” final: ________________________________________________
d) Palavras com som de “S” representadas
por Ç: __________________________________
e) Palavras com som de “S” representadas
por SS: ___________________________________
14 – Complete as palavras abaixo com: S / SS / Ç / C
____opa ____alada pê____ego pa____oca mu____e |
ma____ã a____úcar ____orvete a____aí ca____ar |
____enoura a____erola ____ereja ____ebola melan____ia |
a)
Pinte
de amarelo a coluna em que o som da
letra “S” é representado sempre pela mesma letra.
LÍNGUA:
USO E REFLEXÃO
Você
sabe o que é substantivo próprio e comum?
Substantivos
próprios: indicam o nome de pessoas,
lugares (cidades, estados, países, localidades, ruas, bairros, etc) e são
escritos com o uso de letra inicial maiúscula.
Ex.: Curupira, Três Passos, Rio Grande
do Sul, Brasil.
Substantivos
comuns: designam seres da mesma espécie
(animais, plantas, objetos).
Ex.: árvore, mata, caçador.
15 – Agora, leia com atenção as
palavras abaixo:
Curupira mata Gabriel Gusthavo curumim anão noite Caroline floresta animais Isabeli caçador aves Juares lenhador Vinícius |
·
Separe as palavras acima e as escreva nos espaços
correspondentes:
Substantivo Próprio |
Substantivo Comum |
|
|
16 – Vamos atribuir um
substantivo próprio (nome) para cada substantivo comum. Não esqueça de usar a
letra maiúscula.
Substantivos comuns |
Substantivos Próprios |
caçador |
João |
lenhador |
|
ave |
|
cidade |
|
escola |
|
bairro/localidade |
|
rua |
|
professora |
|
PROPOSTA
DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Observem atentamente a imagem:
Nessa imagem podemos
observar quantos danos a derrubada das florestas e as queimadas podem causar ao
meio ambiente e a quem vive e depende dele pois, como diz a frase que acompanha
essa imagem “Não eram só árvores, eram lares!” Uma floresta não é só uma
floresta e sua preservação é muito importante para a vida de todos os seres
vivos que habitam o Planeta Terra.
Pensando
nisso, escreva um texto expressando sua opinião sobre as questões ambientais,
queimadas, desmatamentos, acúmulo de lixo, preservação de espécies de animais e
plantas, situações que vemos com frequência nos noticiários. Como podemos
contribuir na preservação do meio ambiente? Você está fazendo sua parte? De que
forma?
No texto, lembre-se do
título, parágrafos, letra maiúscula no início de frase, usar os sinais de
pontuação como aprendemos. Desenvolva suas ideias e use sua criatividade em um
texto de no mínimo 10 linhas.
|
Quem é o curupira?
O curupira é um ser da floresta e atua
como seu guardião contra todos aqueles que procuram destruí-la. Suas
características físicas são bastante conhecidas, a lenda diz que o curupira
é pequeno (alguns
chamam-no de “anão”), tem os cabelos
vermelhos como fogo, e seus pés são posicionados ao
contrário, com os calcanhares para frente.
Alguns falam que o curupira tem o corpo, dentes ou olhos verdes, outros,
que ele é careca,
e alguns acreditam que ele é peludo. Independentemente
da versão, todos acreditam em sua força
física sobrenatural, apesar de ser muito pequeno.
Ø Segue
o link de um vídeo com a história “Curupira
brinca comigo?” Assista com atenção e depois, que tal brincar com o
Curupira! |
Jogo da trilha do Curupira
Com a apostila você recebeu o
tabuleiro e as regras do jogo. Agora divirta-se!!
MATEMÁTICA
Nome completo:
__________________________________________________________
c)
Nenhum comentário:
Postar um comentário