Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA

LÍNGUA PORTUGUESA

Nome completo: 

Gênero textual: CONTO

LEITURA (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

DECODIFICAÇÃO/FLUÊNCIA NA LEITURA (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

conto é uma narrativa literária que se caracteriza pelo tamanho reduzido e a presença de um único conflito, clímax, e poucos personagens.

 

 

 


Bruna e a galinha d’angola

Bruna era uma menina que se sentia muito sozinha. Quando estava muito triste ia para casa de sua avó Nanã, que chegara de um país muito distante, e pedia-lhe para contar-lhe histórias de sua terra natal. Uma que ela gostava muito era do pano da galinha que sua avó trouxera da África. Ela sempre começava assim:

“Conta a lenda de minha aldeia africana que Òsún era uma menina que se sentia só. Para lhe fazer companhia resolveu criar o que ela chamava de “o seu povo”. Foi assim que surgiu Conquém, a galinha d’Angola deste pano.”

Certa noite, Bruna sonhou com a Conquém descendo por uma corrente de ouro. Ela era muito engraçada, porque trazia uma bolsa pendurada e, com suas patinhas, espalhava terra, que caia do céu, na Terra. Bruna ficou tão contente com o sonho que pediu a seu tio, que era um bom oleiro, que a ensinasse a trabalhar com barro. Foi assim que Bruna modelou a galinha d’Angola Conquém. E passou a brincar com ela. Assim não se sentia tão sozinha.

No dia de seu aniversário, Bruna, como de costume, foi à casa de sua avó. Grande surpresa a esperava no quintal: era uma bela galinha d’Angola que andava e gritava:

_ Conquém! Conquém!

Era igualzinha à Conquém de seu sonho, toda pretinha e cheia de pintinhas brancas. Bruna correu para sua avó e esta lhe disse:

_ Bruna, esta é sua nova amiga, igualzinha à da história de Òsún. Mandei vir para você. Agora você não precisa mais perguntar “Com quem eu vou brincar?” Você acaba de ganhar uma Conquém de verdade.

Bruna vivia muito feliz com sua galinha d’Angola, que a seguia por toda a aldeia. Enquanto ela fazia suas galinhas de barro, Conquém ciscava por perto.

Para sua grande surpresa, as outras meninas da aldeia, que não brincavam com Bruna, foram se aproximando e pedindo à ela que as deixasse também brincar com a Conquém. Foi assim que Bruna arranjou muitas amigas. Não só brincavam com ela e a Conquém, como, juntas, aprendiam a fazer vasilhas de barro e muitas galinhas iguais à Conquém. Quando as meninas ficavam cansadas, Bruna dançava com elas, imitando a galinha d’Angola e cantava uma canção que ouvia sua avó cantar quando contava a história de Òsún.

Certo dia a Conquém ciscou muito num terreno próximo à aldeia. As meninas que estavam com ela perceberam que ela puxava, com seu bico, alguma coisa e viram que era um botão muito bonito. Mais na frente ela ciscou e achou um carretel, que as meninas ajudaram a desenterrar, logo depois, achou um anel. Mas a maior surpresa foi quando perceberam que a Conquém batia com o bico numa tampa de metal.

Bruna e suas amigas resolveram ajudar a galinha e descobriram um baú, igualzinho ao do quarto de sua avó. Com grande esforço, elas o desenterraram e resolveram levá-lo para a casa dela. Quando vovó Nanã viu, gritou cheia de alegria:

_ Meu Deus! Vocês acharam o meu baú, que os carregadores perderam quando me mudei para esta aldeia.

As meninas, surpresas, viram a avó de Bruna abrir o baú e retirar dele um grande pano, parecido com o da história de Òsún, só que este, além da Conquém, tinha um pombo e um lagarto. Bruna esperou que sua avó se acalmasse e perguntou-lhe:

_ Vó, por que a Conquém está junto com o pombo e o lagarto neste pano?

_ Bruna, minha querida, conta a lenda da minha aldeia africana que estes foram os animais que vieram ajudar a Conquém na criação do mundo e de meu povo. Conquém espalhou a terra quando desceu para ver se a terra estava firme e o pombo foi avisar aos outros animais que já podiam descer para habitar naquele lugar. Esta é a história da criação do mundo que minha avó já me contava enquanto eu pintava panos como este.

Bruna e suas amigas, depois da descoberta do baú, ficaram muito conhecidas, porque todos se juntavam na casa da avó de Bruna para verem e ouvirem a história do pano que as meninas encontraram. Sua avó, muito contente, resolveu ensinar as meninas a pintarem tecidos, como os que ela fazia na África.

Isto fez com que a aldeia de Bruna ficasse conhecida. Foi assim que todas as pessoas da aldeia de Bruna decidiram torna-la mais bonita e pintaram suas casas com as cores dos panos da galinha d’Angola.

Um dia a Conquém sumiu e todas as meninas saíram a sua procura. Encontraram-na bem escondidinha no mato. As meninas foram atrás dela e viram um ninho onde ela chocava seus ovos. Tempos depois, cada menina da aldeia tinha sua galinha d’Angola.E até hoje, o povo daquela aldeia conta a história de Bruna e da galinha d’Angola para aqueles que compram os belos tecidos pintados pelas meninas.

Gercilga de Almeida

       
VAMOS ENTENDER A HISTÓRIA?
(Lembre-se de fazer uso da resposta completa em cada questão)

COMPREENSÃO (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

1 – Quem é o principal personagem da história? 

 

2 – A avó de Bruna veio: (   ) do Brasil                     (   ) da África                          (   ) de Portugal

 

3–Quem era Òsún? ____________________________________________________________________

4 – Bruna modelou a galinha d’angola com barro. Que nome deu a ela?

5 – Quem lhe ensinou a trabalhar com o barro? que Bruna ganhou no seu aniversário? __________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

7 – Quais são as pessoas que fazem parte da família de Bruna que aparecem na história? 

EXPLORANDO A ESTRUTURA DO TEXTO

DISCURSO DIRETO E INDIRETO (EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

 

8 – A história começa com a frase: “Bruna, era uma menina que se sentia muito sozinha”. Por que ela se sentia sozinha? 

9 – Releia a história e pinte de:

 

As falas de Bruna.

 

As falas de Nanã

 

10 – Os trechos da história que você não marcou pertencem ao narrador. Narrador é aquele que:

(   ) Escreve a história                                    (   ) Conta a história

11 – Marque todas as frases que representam, na história, as falas do narrador.

(   ) Quando estava muito triste ia para a casa de sua avó Nanã.

(   ) Bruna, esta é sua nova amiga [...]

(   ) No dia de seu aniversário [...]

(   ) Para sua grande surpresa, as outras meninas [...]

AS PALAVRAS NO TEXTO

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

Conhecer o significado das palavras dentro do texto é importante para que possamos compreender o texto. Então, pesquise o significado das palavras abaixo. Procure usar o dicionário para essa atividade.

Oleiro

Lenda

 

 

 

 

Ciscar

Aldeia

 

 

 

 

 

12 - Agora, pesquise no texto e copie a lenda da criação do mundo segundo a tradição da aldeia de Nanã.

LÍNGUA: USOS E REFLEXÃO

PONTUAÇÃO (EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e

travessão.

CONHECIMENTO DAS DIVERSAS GRAFIAS DO ALFABETO/Acentuação (EF03LP04RS-1) Ler e escrever observando o uso correto da acentuação e a pronúncia correta

MORFOSSINTAXE (EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO E DA ORTOGRAFIA (EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss;

 

13 – Pontue corretamente as frases utilizando: ponto final ( . ), ponto de interrogação ( ? ), ponto de exclamação ( ! ) ou vírgula ( , ).

a.    Me sinto tão sozinha ____

b.    Com quem eu vou brincar ____

c.     Bruna ___ onde está a sua galinha d’angola ___

d.    A professora leu a história “Bruna e a galinha d’angola” para seus alunos ___

e.    Conquém ___ onde você está ___

14 – Acentue corretamente as palavras:

Avo – Africa – pano  – ceu – bau – lampada – pais – aniversario  – voce

·        Quais sinais de acentuação você utilizou? 

15 – Escolha um adjetivo do quadro abaixo e complete as frases:

Adjetivo: são palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado.

BRANCAS                      BONITA        BELO

ENGRAÇADA           FELIZ          TRISTE

 

 

 

 

Bruna, as vezes, ficava muito _________________________

As pessoas da aldeia de Bruna resolveram deixa-la mais _______________________________ .

Bruna estava muito __________________________ com sua galinha d’Angola.

As meninas encontraram o ninho com um _______________ ovo.

A galinha tem pintinhas ________________________________ .

Conquém era muito _________________________ .

ORTOGRAFIA

(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

16 – É com s / ss? Complete as palavras, separe-as em sílabas e classifique-as em: monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.

Palavra

Separação silábica

Classificação

Bol___sa

 

 

Em___ina___e

 

 

Pa____ou

 

 

Surpre___a

 

 

Va___ilhas

 

 

Can___adas

 

 

Deixa___e

 

 

De___enterrar

 

 

 

AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS

Você conhece a galinha d’angola? Leia com atenção o texto informativo a seguir e descubra algumas curiosidades sobre ela.

A galinha d’angola 

Características

Galinhas d’angolas, ou numida melagris galeata, constituem uma espécie avícola cujas características são bastante próximas às dos faisões. Essa ave é originária da África, vivem nas matas de acácias, desertos e savanas africanas. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização. Mesmo depois de tanto tempo sendo considerada um animal domesticado, a galinha d’angola ainda apresenta traços dos seus hábitos selvagens. Elas voam sempre que se sentem ameaçadas e escondem seus ninhos em locais de difícil acesso quando são criadas soltas na propriedade.

Alimentam-se de grãos, frutas, sementes, insetos e pequenos répteis. São presas constantes de leões, leopardos, chacais, raposas e aves de rapina.

 

8 – De que lugar essa ave é originária? 

9 – Em que locais esse animal vive? 

10 – Como ela chegou ao Brasil?  Quais os alimentos consumidos por ela? 

b.    11 - Que animais se alimentam dela? 

PRODUÇÃO TEXTUAL

(EF35LP29RS3-1) Reconhecer e diferenciar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista como base das histórias narradas. 

Reconto de história

Leia novamente o conto “Bruna e a galinha d’angola” e reescreva-o, com suas palavras observando: início, meio e fim. Não se esqueça que sua história deve ter sequência lógica e que você deve fazer uso dos sinais de pontuação. Bom trabalho!!!

____________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário