RELATÓRIO DE
ATIVIDADE – 4º ENCONTRO
JOGO: PEGA VARETAS
TURMA: 2º ANO 01
PROFESSORA: MÁRCIA
TERESINHA VALDUGA HERMES
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL ILDO MENEGHETTI
Aos
doze dias do mês de maio comecei a desenvolver com minha turma a atividade elaborada
no 4º encontro do PACTO: o jogo pega varetas.
Como
já estava desenvolvendo um Projeto Didático com minha turma, procurei criar um
elo de ligação com a atividade proposta para que a mesma não ficasse
descontextualizada no processo.
Propus,
então, uma pesquisa junto às famílias de
meus alunos sobre o jogo a ser utilizado:
PESQUISA COM OS PAIS
1
– NOME: _____________________________________________
2
– PROFISSÃO: ________________________________________
3
– ONDE PASSOU SUA INFÂNCIA? ________________________
4
– EM SUA INFÂNCIA, QUAIS FORAM SUAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS?
______________________________________________________________________
5
– VOCÊ CONHECE O JOGO PEGA VARETAS? _________________
6
– QUAIS SÃO AS REGRAS? ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
|
Em
sala de aula os alunos fizeram a socialização das respostas obtidas na
pesquisa.
Apresentei
então, para o grupo, o jogo de varetas. Realizei uma pequena retrospectiva
histórica sobre a origem do jogo com dados que retirei da internet:
Dividi a turma em grupos de três elementos e
entreguei para cada grupo um jogo de varetas.
Antes
do jogo propriamente dito, fiz a exploração oral das cores e quantidades de
varetas existentes em cada jogo: Quantas varetas ao todo? Quais as cores?
Quantas varetas de cada cor? Qual a cor tem mais varetas? E menos? Se
juntássemos todas as varetas pretas dos grupos, quantas teríamos? ....
Após,
observamos as regras do jogo: Como jogar? Qual o valor de cada uma das
varetas(preta = 50, verde = 5, azul = 10, amarela = 15, vermelha = 20)? Qual
vale mais? Quantas varetas vermelhas eu preciso para obter o mesmo valor da
preta? Quantas amarelas? Quantas verdes? E azuis? (Nesse momento trabalhei com
o grupo trocas para que pudéssemos inteirar o valor exato da preta sem que
ocorressem sobras).
Concluímos
esse primeiro momento fazendo o registro das regras do jogo e do valor que
iriamos atribuir a cada uma das cores de vareta no jogo. Dei espaço para que as
crianças explorassem livremente o jogo.
FICHA DO JOGO
TÍTULO:
________________________________________________
NÚMERO
DE PARTICIPANTES: _____________________________
MATERIAL
NECESSÁRIO: __________________________________________________________
REGRAS:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
DESENHO:
|
No
segundo momento planejado solicitei que as crianças voltassem a se organizar nos grupos. Entreguei para cada grupo uma
ficha para identificarem o seu grupo.
GRUPO
|
||
Após
isso, reli para a turma as regras do jogo, combinamos que valores atribuiríamos
a cada uma das cores e como seria feito o registro dos pontos obtidos a cada
rodada: ao terminar de jogar, cada um faria o registro da quantidade de varetas
de cada uma das cores com o auxilio de lápis de cor.
NOME:
|
|||
1ª RODADA
|
2ª RODADA
|
3ª RODADA
|
TOTAL
|
Ao
final das três rodadas, cada um fará a soma dos pontos que fez durante o jogo
de acordo com os valores estipulados para cada uma das cores:
AMARELA
= 3
VERDE
= 1
VERMELHO
= 4
AZUL
= 2
PRETA
= 10
Colar
a ficha individual no caderno e transferir o total de pontos que obteve para a
ficha de identificação dos grupos sobre a mesa.
No
terceiro momento planejado, ainda em grupos, desafiei as crianças a
interpretarem os resultados obtidos e a
calcular. Para isso cada um recebeu uma ficha com questões que deveriam ser
respondidas tendo por base a pontuação obtida em seu grupo: Quem fez mais
pontos? Quem fez menos? quantos pontos a mais fez o vencedor em relação ao
segundo colocado? E em relação ao terceiro? Qual o total de pontos do grupo?
Passei
o resultado da somatória de pontos do grupo para o quadro para que as crianças
pudessem registrar no caderno.
Foram
realizadas a partir disso, atividades de interpretação dos resultados: Que grupo
fez mais pontos? E menos pontos? Que grupos fizeram a mesma pontuação? Quantos
pontos o grupo vencedor fez a mais do que o que ficou em último? ....
Realizamos
a construção de um gráfico de resultados para expor na sala e cada um construiu
o seu para ter no caderno.
Para
concluir a atividade construímos um relatório coletivo para que as crianças
tivessem no caderno o registro da atividade realizada.
Jogar
faz parte do mundo da criança e através dessa atividade lúdica podemos
desenvolver inúmeras aprendizagens com nossos alunos de forma que as mesmas não se deem de forma mecânica e
descontextualizadas. No momento do jogo, as crianças estão interagindo umas com
as outras e, mais importante, aprendem a respeitar regras, a ouvir e auxiliar
uns aos outros.
SUGESTÕES
DE SITES PARA O JOGO DE VARETAS ON LINE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário