Powered By Blogger

domingo, 1 de junho de 2014

JOGO: PEGA VARETAS



RELATÓRIO DE ATIVIDADE – 4º ENCONTRO
JOGO: PEGA VARETAS
TURMA: 2º ANO 01
PROFESSORA: MÁRCIA TERESINHA VALDUGA HERMES
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ILDO MENEGHETTI

Aos doze dias do mês de maio comecei a desenvolver com minha turma a atividade elaborada no 4º encontro do PACTO: o jogo pega varetas.
Como já estava desenvolvendo um Projeto Didático com minha turma, procurei criar um elo de ligação com a atividade proposta para que a mesma não ficasse descontextualizada no processo.
Propus, então, uma pesquisa  junto às famílias de meus alunos sobre o jogo a ser utilizado:
PESQUISA COM  OS PAIS

1 – NOME: _____________________________________________

2 – PROFISSÃO: ________________________________________

3 – ONDE PASSOU SUA INFÂNCIA? ________________________

4 – EM SUA INFÂNCIA, QUAIS FORAM SUAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS? ______________________________________________________________________



5 – VOCÊ CONHECE O JOGO PEGA VARETAS? _________________

6 – QUAIS SÃO AS REGRAS? ______________________________________________________________________



______________________________________________________________________


Em sala de aula os alunos fizeram a socialização das respostas obtidas na pesquisa.
Apresentei então, para o grupo, o jogo de varetas. Realizei uma pequena retrospectiva histórica sobre a origem do jogo com dados que retirei da internet:
Dividi  a turma em grupos de três elementos e entreguei para cada grupo um jogo de varetas.
Antes do jogo propriamente dito, fiz a exploração oral das cores e quantidades de varetas existentes em cada jogo: Quantas varetas ao todo? Quais as cores? Quantas varetas de cada cor? Qual a cor tem mais varetas? E menos? Se juntássemos todas as varetas pretas dos grupos, quantas teríamos? ....

Após, observamos as regras do jogo: Como jogar? Qual o valor de cada uma das varetas(preta = 50, verde = 5, azul = 10, amarela = 15, vermelha = 20)? Qual vale mais? Quantas varetas vermelhas eu preciso para obter o mesmo valor da preta? Quantas amarelas? Quantas verdes? E azuis? (Nesse momento trabalhei com o grupo trocas para que pudéssemos inteirar o valor exato da preta sem que ocorressem sobras).
Concluímos esse primeiro momento fazendo o registro das regras do jogo e do valor que iriamos atribuir a cada uma das cores de vareta no jogo. Dei espaço para que as crianças explorassem livremente o jogo.
FICHA DO JOGO
TÍTULO: ________________________________________________

NÚMERO DE PARTICIPANTES: _____________________________

MATERIAL NECESSÁRIO: __________________________________________________________

REGRAS: ________________________________________________________________________________



________________________________________________________________________________
DESENHO:


 



No segundo momento planejado solicitei que as crianças  voltassem a se organizar  nos grupos. Entreguei para cada grupo uma ficha para identificarem o seu grupo.

GRUPO














Após isso, reli para a turma as regras do jogo, combinamos que valores atribuiríamos a cada uma das cores e como seria feito o registro dos pontos obtidos a cada rodada: ao terminar de jogar, cada um faria o registro da quantidade de varetas de cada uma das cores com o auxilio de lápis de cor.

NOME:

1ª RODADA

2ª RODADA

3ª RODADA

TOTAL
























Ao final das três rodadas, cada um fará a soma dos pontos que fez durante o jogo de acordo com os valores estipulados para cada uma das cores:


AMARELA = 3
VERDE = 1
VERMELHO = 4
AZUL = 2
PRETA = 10


Colar a ficha individual no caderno e transferir o total de pontos que obteve para a ficha de identificação dos grupos sobre a mesa.
No terceiro momento planejado, ainda em grupos, desafiei as crianças a interpretarem os resultados  obtidos e a calcular. Para isso cada um recebeu uma ficha com questões que deveriam ser respondidas tendo por base a pontuação obtida em seu grupo: Quem fez mais pontos? Quem fez menos? quantos pontos a mais fez o vencedor em relação ao segundo colocado? E em relação ao terceiro? Qual o total de pontos do grupo?
Passei o resultado da somatória de pontos do grupo para o quadro para que as crianças pudessem registrar no caderno.
Foram realizadas a partir disso, atividades de interpretação dos resultados: Que grupo fez mais pontos? E menos pontos? Que grupos fizeram a mesma pontuação? Quantos pontos o grupo vencedor fez a mais do que o que ficou em último? ....
Realizamos a construção de um gráfico de resultados para expor na sala e cada um construiu o seu para ter no caderno.
Para concluir a atividade construímos um relatório coletivo para que as crianças tivessem no caderno o registro da atividade realizada.
Jogar faz parte do mundo da criança e através dessa atividade lúdica podemos desenvolver inúmeras aprendizagens com nossos alunos de forma que as mesmas  não se deem de forma mecânica e descontextualizadas. No momento do jogo, as crianças estão interagindo umas com as outras e, mais importante, aprendem a respeitar regras, a ouvir e auxiliar uns aos outros.
SUGESTÕES DE SITES PARA O JOGO DE VARETAS ON LINE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário