SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - JOGO DE VARETAS
ATIVIDADE 4º ENCONTRO PACTO
PROFESSORAS
DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escolas
Ildo Meneghetti, João Padilha do Nascimento, Wally Elisa Hartmann, Coroinha
Daronchi, Guia Lopes
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
1 -
Pesquisa com os pais sobre o Jogo de Varetas e socialização das respostas na
sala de aula.
2 -
Origem do jogo - um pouco de história.
3 -
Organização do jogo:
·
Dividir a turma em grupos (cada professor
estipula o número de componentes por grupo).
·
Apresentação do jogo: quantia de varetas que
fazem parte de cada jogo; as cores; qual cor tem mais varetas; menos varetas;
qual o valor de cada uma no jogo;
·
Distribuição dos cartões para identificação
dos componentes do grupo;
GRUPO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
·
Estipular com o grupo o número de rodadas que
acontecerão;
·
Distribuir ficha individual para marcação dos
pontos obtidos em cada rodada;
NOME:
|
|||
1ª
rodada
|
2ª rodada
|
3ª
rodada
|
TOTAL
|
|
|
|
|
·
Determinar, com as crianças, as regras do
jogo, o valor de cada uma das varetas e a forma como os pontos deverão ser
registrados na ficha.
Vermelha
|
4
|
Azul
|
2
|
Verde
|
1
|
Amarela
|
3
|
preta
|
10
|
·
Iniciar o jogo e observar que cada criança
esteja fazendo suas anotações de forma correta;
·
Ao termino do jogo, realizar a interpretação
dos dados obtidos de forma oral ou escrita: quem fez mais pontos; quem fez
menos pontos; quem ficou em primeiro, em segundo, em terceiro - realizar
questões que levem o grupo a fazer cálculos para apontar diferenças entre as
quantidades obtidas entre todos, soma total de pontos do grupo,....
·
Construção de um gráfico, por grupo - ou dos
grupos - para informar a pontuação obtida durante o jogo;
·
Interpretação do gráfico;
·
Atividades, tendo por base os resultados
obtidos no jogo envolvendo: sequência numérica, escrita por extenso, ordem
crescente e decrescente, maior/menor, situações problemas envolvendo adição e
subtração, composição e decomposição, numerais ordinais.
·
Registro da atividade - relatório - através
de um texto coletivo.
·
Registro do jogo e das regras pelos grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário