Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de maio de 2014

JOGO DE VARETAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - JOGO DE VARETAS
ATIVIDADE 4º ENCONTRO PACTO
PROFESSORAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escolas Ildo Meneghetti, João Padilha do Nascimento, Wally Elisa Hartmann, Coroinha Daronchi, Guia Lopes
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
1 - Pesquisa com os pais sobre o Jogo de Varetas e socialização das respostas na sala de aula.
2 - Origem do jogo - um pouco de história.
3 - Organização do jogo:
·         Dividir a turma em grupos (cada professor estipula o número de componentes por grupo).
·         Apresentação do jogo: quantia de varetas que fazem parte de cada jogo; as cores; qual cor tem mais varetas; menos varetas; qual o valor de cada uma no jogo;
·         Distribuição dos cartões para identificação dos componentes do grupo;

GRUPO
















·         Estipular com o grupo o número de rodadas que acontecerão;
·         Distribuir ficha individual para marcação dos pontos obtidos em cada rodada;
NOME:
rodada
2ª rodada

rodada

TOTAL















·         Determinar, com as crianças, as regras do jogo, o valor de cada uma das varetas e a forma como os pontos deverão ser registrados na ficha.
Vermelha
4
Azul
2
Verde
1
Amarela
3
preta
10

·         Iniciar o jogo e observar que cada criança esteja fazendo suas anotações de forma correta;
·         Ao termino do jogo, realizar a interpretação dos dados obtidos de forma oral ou escrita: quem fez mais pontos; quem fez menos pontos; quem ficou em primeiro, em segundo, em terceiro - realizar questões que levem o grupo a fazer cálculos para apontar diferenças entre as quantidades obtidas entre todos, soma total de pontos do grupo,....
·         Construção de um gráfico, por grupo - ou dos grupos - para informar a pontuação obtida durante o jogo;
·         Interpretação do gráfico;
·         Atividades, tendo por base os resultados obtidos no jogo envolvendo: sequência numérica, escrita por extenso, ordem crescente e decrescente, maior/menor, situações problemas envolvendo adição e subtração, composição e decomposição, numerais ordinais.
·         Registro da atividade - relatório - através de um texto coletivo.
·         Registro do jogo e das regras pelos grupos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário