RELATO DE EXPERIÊNCIA
A
CHÁCARA DO CHICO BOLACHA
Sou
a professor Márcia Valduga Hermes, trabalho rede municipal de ensino há 25 anos e formada
em Pedagogia. Atualmente estou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ildo
Meneghetti com o 2º ano do Ensino Fundamental.
Comecei
com as crianças a desenvolver o Projeto Didático “A chácara do Chico Bolacha” que
envolve todas as áreas do conhecimento.
O
trabalho iniciou com a apresentação e exploração do poema “A chácara do Chico
Bolacha” de Cecília Meireles. A partir
dele realizamos as atividades de interpretação oral e escrita, estudo da
ortografia, leitura oral e silenciosa e a construção de uma carta enigmática
partindo da escolha de palavras-chave que poderiam ser representadas em desenhos.
Num
segundo momento trabalhamos com a localização desse tipo de propriedade
(chácara) e o que poderia ser produzido nela. Esse momento foi rico, pois, os
alunos que moram na área rural elencaram para os colegas o que existe na propriedade
de cada um e qual é a principal fonte de renda das mesmas.
Após,
em grupos, foi feita a representação através de desenho de uma propriedade a
partir de uma imagem onde os alunos deveriam inserir os elementos que estavam
faltando e foram elencados pelos colegas.
Imagem:
Desenhos
dos alunos:
Realizamos,
também, uma visita guiada a propriedade da aluna Pauline onde o pai mostrou
para as crianças todos os espaços da propriedade, o que era produzido por ele
(salame, copa) e as crianças tiveram a oportunidade de acompanhar a ordenha do
leite e a produção do melado.
Na
aula seguinte, visitamos um produtor de verduras que fica próximo à escola e as
crianças receberam explicações sobre como era produzida cada tipo de verdura,
tamanho dos canteiros e como era realizado o cultivo por hidroponia.
Retornando
à escola e após escrevermos o relatório da visita, apresentei para o grupo a atividade que,
coletivamente denominamos de “FEIRINHA”. A atividade consistia em uma folha com
imagens de frutas, verduras e legumes.
A
primeira tarefa era nomear e pintar cada um deles.
Como
tarefa de casa, deveriam pesquisar os preços de cada produto e descobrir como
cada um deles era vendido (Kg/unidade, etc.).
Na
aula seguinte, realizamos a construção de uma tabela de preços tomando como parâmetro
o menor preço encontrado e fixamos na sala de aula.
Com
a tabela construída, realizamos diversas atividades de interpretação, maior e
menor preço, cálculos de adição e subtração envolvendo valores, escrita por
extenso de valores, escrita matemática e manuseio de cédulas e moedas de
brinquedo.
Construímos
gráficos a partir de pesquisa realizada em
sala de aula sobre a fruta, verdura e legume preferido de cada um dos alunos.
Para cada um foi construído um gráfico e realizadas atividades de interpretação
especificas.
Todo
o trabalho desenvolvido até aqui e o que ainda continua em andamento (o projeto
ainda não está encerrado) é bastante importante e significativo para o
crescimento e aprendizagem dos alunos tendo em vista que ao sairmos das quatro paredes da sala de aula
e interagirmos com outras pessoas e locais que nos cercam e fazem parte do
cotidiano dos alunos estamos proporcionando partilha de conhecimentos, troca de
experiências e valorizando o conhecimento de cada aluno e também o conhecimento
das pessoas que não fazem parte, diretamente, do contexto da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário